Lula deixa a prisão, Bolsonaro deixa o PSL e procurador do MPPA culpa índios pela escravidão

Retrospectiva 2019

Hamilton Braga
fonte

Supremo derruba prisão em segunda instância

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 7 contra a prisão provisória em segunda instância, em placar apertado de 6 votos a 5. Assim, os condenados presos com base na decisão anterior poderiam pedir liberação.

Lula sai da cela em Curitiba

Um dia depois de o STF votar sobre prisão em segunda instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a cela especial da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Bolsonaro sai do PSL e anuncia o Aliança pelo Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a parlamentares do PSL que estava deixando o partido. A ideia era criar uma nova legenda para entrar na disputa eleitoral de 2020: Aliança pelo Brasil.

Promotora bolsonarista é afastada do caso Marielle

A promotora Carmen Eliza Bastos de Carvalho foi afastada das investigações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre a morte de Marielle Franco e Anderson Gomes. Ela aparecia nas redes sociais apoiando a campanha do então candidato à presidência Jair Bolsonaro.

Carne bovina começa a faltar em Belém

A gripe suína na China afetou o abastecimento de carne no país, em especial o Pará. Os preços dispararam e a situação era tão delicada ao ponto de uma rede de supermercados precisar justificar aos clientes a ausência do produto em alguns estabelecimentos.

Procurador do Pará culpa índios por escravidão de negros

Procurador de Justiça do Ministério Público do Pará (MPPA) Ricardo Albuquerque disse, no dia 26, que o "problema da escravidão no Brasil" foi porque o "índio não gosta de trabalhar". No dia 28, depois de tentar justificar o injustificável, foi afastado. Ou melhor, pediu para sair.

Paulino Guajajara é morto em conflito com madeireiros

O líder indígena Paulo Paulino Guajajara foi morto em confronto com madeireiros na Terra Indígena Araboia, no Maranhão. Ele era integrante do grupo "Guardiões da Floresta".

image Paulino era um dos autodenominados "Guardiões da Floresta" (Reprodução / Mídia Índia)

Pará é o 2º em exportação de açaí

Maior produtor nacional de açaí, o Pará ficou em segundo lugar entre os estados exportadores, atrás de São Paulo. Os principais municípios paraenses produtores de açaí são Igarapé-Miri (400.000 toneladas), Portel (230.000 toneladas) e Abaetetuba (109.200 toneladas).

Pará tem 132 prefeituras quebradas

Reportagem especial de O Liberal mostrou que, devido à baixa arrecadação e pouca capacidade de investimento, prefeituras paraenses encontram dificuldade para pagar dívidas e salários. E isso ocorre em 91,6% das administrações paraenses.

Queda do Muro de Berlim faz 30 anos

No dia 9 de novembro, o mundo capitalista celebrou 30 anos da queda do Muro de Berlim, que durante 28 anos separou a capital germânica em duas e criou um abismo econômico entre os dois países. 

Evo Morales anuncia saída da presidência da Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales anunciou, no dia 10, que estava renunciando ao cargo, juntamente com o vice-presidente Álvaro García Linera. O anúncio foi feito pela televisão. Claro que a saída de Evo se deu a partir de muita pressão, após processo eleitoral repleto de dúvidas quanto à legitimidade. No dia 11, o governo do México concedeu asilo político a Evo Morales.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Retrospectiva 2019
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES