Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Teste do pezinho: saiba mais sobre o exame e como cuidar da saúde do seu bebê

Exame realizado nos primeiros dias de vida detecta doenças que não apresentam sintomas evidentes

Recomendado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, o teste do pezinho trata-se da coleta de algumas gotinhas de san­gue do calcanhar do recém-nascido e tem a finalidade de diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e endocrinológicas, que não apresentam sintomas detectáveis, mas são capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.

Como o teste detecta doenças graves e que representam alta mortalidade no período neonatal, as consequências de não realizar o exame são prejudiciais para os bebês, conforme explica a médica pediatra, Camila D’ Macedo.

“O exame diminui os riscos de mortalidade. Existem mais de um tipo de teste do pezinho. O simples, realizado no Sistema Único de Saúde (SUS), detecta seis doenças, mas há outras opções na rede privada, que identificam mais de 50 doenças”, destaca a médica.

De acordo com a médica pediatra, Camila D’ Macedo, o teste do pezinho diminui os riscos de mortalidade (Arquivo Pessoal)

Laboratório do Grupo Líder

O LabLíder (Laboratório do Grupo Líder) oferece três tipos de teste do pezinho, são eles: teste do pezinho master, teste do pezinho expandido e teste do pezinho completo. De acordo com a biomédica do LabLíder, Layse Soares Souza, todos os exames são realizados por profissionais altamente capacitados para dar maior conforto e segurança, além de um resultado fidedigno aos pacientes.

“O teste do pezinho master consegue diagnosticar 38 doenças, algumas como hipotireoidismo congênito, hiperplasia congênita da suprarrenal, toxoplasmose congênita, doença de chagas e galactosemia. Já o teste do pezinho expandido, detecta 60 doenças, entre elas: anemias falciformes e diversas hemoglobinopatias, deficiência de biotinidase, fibrose cística e tirosinemias”, comenta.

A biomédica Layse Soares Souza afirma que o Laboratório do Grupo Líder oferece três tipos de teste do pezinho (Alberto Ray/ LabLíder)

A biomédica ressalta que o LabLíder é o único laboratório em Belém a oferecer o teste do pezinho completo, onde é possível ter maior amplitude de detecção de doenças. “Neste exame podemos diagnosticar mais de 100 tipos de patologias, como sífilis congênita, doença de chagas, citomegalovirose, rubéola congênita, HIV, surdez congênita, atrofia muscular espinhal, doenças lisossômicas, deficiência de G6PD e muitas outras”, explica.

Além do teste do pezinho, o LabLíder realiza todos os tipos de exames de rotina como hemograma, colesterol total e frações, glicose, tgo, tgp, ureia e creatinina. A instituição também oferece análises mais específicas, entre elas: dosagem hormonal, HIV, sífilis, HTLV, preventivo, PSA, Sexagem fetal, Teste de DNA e toxicológico.

“O LabLíder possui postos de coleta em Abaetetuba, Capanema e dentro do shopping Castanheira. Além do Laboratório do Grupo líder, contamos com a parceria do Laboratório Hermes Pardini e DLE - Genética Humana e Doenças Raras, para que nossos testes tenham um diagnóstico preciso e seguro”, acrescenta Layse Souza.

Para saber mais sobre os serviços do Laboratório do Grupo Líder, clique aqui

Serviço:

LabLíder
Shopping Castanheira
Rodovia BR-316, Km 01

Abaetutuba
Rod. Dr. João Miranda, 2236 - São Sebastião, Abaetetuba - PA

Capanema
Tv. Justo Chermont, 102-348 - Centro, Capanema - PA 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 16h20.

Farma Lider
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!