Rede La Salle lança colégio em Ananindeua

Nova unidade da instituição de ensino inicia as aulas em janeiro de 2020, com turmas a partir de um ano de idade até 10 anos

Jamille Reis e Victor Furtado

Com uma proposta de educação diferenciada, que preza pela construção do conhecimento aliado aos princípios da Pedagogia Lassalista, presente em todo o mundo, a Rede La Salle de educação lançou uma nova unidade de ensino em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, na sexta-feira, 22.

A cerimônia de inauguração do Colégio La Salle Ananindeua contou com a presença de toda a equipe da nova escola, do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Irmão Olavo José Dalvit, de religiosos de outras congregações, além de autoridades locais, entre elas o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira e o Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.

Autoridades, como o Prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro e o Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira, prestigiaram a inauguração da nova unidade, ao lado da Diretora Lana Cunha e Irmão Olavo José Dalvit (Guilherme Sampaio)

Construído em espaços totalmente planejados, o Colégio La Salle Ananindeua está com matrículas abertas e dará início as aulas em janeiro de 2020 com vagas para alunos da Educação Infantil, a partir de um ano de idade, até o 5º ano do Ensino Fundamental. A estrutura moderna da escola, construída em uma área de mais de 51.300 metros quadrados, foi idealizada para proporcionar ambientes seguros de aprendizagem, com instalações pensadas para cada nível de ensino, com destaque para a área verde, que totaliza 20.800 metros quadrados.

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO

Durante o evento, Irmão Olavo José Dalvit destacou que a Educação Lassalista já estava presente em Ananindeua, com a Escola de Educação Infantil La Salle Ananindeua, que é gratuita, além do apoio direto a Escola Estadual Celina Del Tetto, ambas localizadas no bairro Estrada do Icuí-Guajará.

"A nova escola traz a proposta de formação diferenciada, voltada aos valores cristãos, morais e com respeito à toda a sociedade" — Irmão Olavo José Dalvit, Provincial da Província La Salle Brasil Chile

Irmão Olavo José Dalvit e Diretora Lana Cunha cortam a fita de inauguração ao lado do Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, e o Vice-Diretor, irmão Valdir (Guilherme Sampaio)

Citando uma frase muito usada pelo Papa Francisco, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, abençoou a escola. "Sejam corajosos. Sejam ousados. Este é um espaço sagrado, pois é o espaço de espiritualidade e da educação de crianças, jovens e adultos", discursou, durante a cerimônia de lançamento do empreendimento.

O Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, pontuou que a população da cidade estava feliz em receber a nova instituição. "Temos um município muito carente, mas que tem muito a oferecer. Trabalhos como esse são necessários. Estamos felizes porque trará um projeto de inclusão das pessoas para a igreja", disse.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Na Educação Infantil, o Colégio La Salle contará com turmas de Creche I, II e III, e Pré I e II, recebendo crianças a partir de um ano de idade e respeitando a legislação vigente, com números adequados de alunos em sala de aula para garantir a qualidade da educação. A proposta pedagógica é baseada em atividades lúdicas e interativas, que desenvolvam capacidades motoras e cognitivas e estimulem novas descobertas em um ambiente saudável para a aprendizagem.

No Ensino Fundamental I, disponibilizado já no próximo ano letivo, os destaques são para atividades que ampliem habilidades de escrita, leitura e pensamento lógico-matemático, com situações desafiadoras e que possibilitem a construção do conhecimento individual e coletivo.

"Nossa proposta é formar crianças, jovens e adultos de maneira integral e integradora. Com valores e espiritualidade. Nosso diferencial está naquilo que acreditamos e na equipe de profissionais" — Lana Cunha, Diretora do Colégio La Salle Ananindeua

A Diretora afirma ainda que, a partir de 2021, o Colégio planeja ampliar os serviços até o Ensino Médio.

PROGRAMA BILÍNGUE

Além da proposta pedagógica e filosofia de formação integral do ser humano, um dos diferenciais do Colégio La Salle Ananindeua é o Programa de Educação Bilíngue We Are La Salle, em parceria com a Cambridge University Press, e com assessoria técnica exclusiva da Rede La Salle.

O programa tem como objetivo proporcionar um ambiente natural de aprendizado e uso da língua inglesa, incentivando os alunos a usarem o idioma dentro e fora da sala de aula. O desenvolvimento do aluno é completo, alinhando a aprendizagem da língua às práticas e princípios educacionais da Rede La Salle.

"Chegamos com uma proposta bilíngue, inglês-português, a partir dos 3 anos. Algo para não precisar que o aluno faça curso de idiomas fora" — Irmão Olavo José Dalvit, Provincial da Província La Salle Brasil Chile

A educação bilíngue é inserida a partir da Creche III, com carga horária semanal de três períodos de aula, por meio de profissionais altamente preparados para desenvolver as habilidades necessárias para uma boa comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. Para isso, atividades interdisciplinares e interativas serão inseridas no dia a dia, proporcionando o aprendizado real.

Já os alunos do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, terão carga horária de cinco períodos semanais. Por ser curricular, todos os alunos da escola serão atendidos dentro da proposta de trabalho do We Are La Salle.

"Além de adquirirem vocabulário e estruturas da língua, os alunos terão contato com conteúdo de outras áreas do conhecimento em inglês, como matemática, ciências, geografia e artes" — Flávia de Souza Dias, Assessora de Educação Bilíngue da Rede La Salle

De acordo com Flávia, os professores de inglês trabalharão em conjunto com as professoras titulares das turmas, desenvolvendo projetos interdisciplinares, explorando questões de cultura, comunicação e cognição, por meio de músicas, brincadeiras e cantigas, por exemplo.

Recursos visuais e tecnológicos serão disponibilizados para uso em sala de aula e em casa, garantindo um contato ainda maior com o idioma. As atividades propostas desenvolvem também a criatividade, habilidades motoras e sociais.

TURNO COMPLEMENTAR/INTEGRAL

As famílias que precisam de horários mais flexíveis podem contar com o Turno Complementar/Integral no La Salle Ananindeua, outro grande diferencial do colégio. A Coordenadora de Educação Básica no âmbito nacional da Rede La Salle, Elisa Medeiros, explica que o serviço, cada vez mais procurado pelos pais, é uma opção segura para os responsáveis, em que será oferecido cuidado, carinho e atividades complementares aos estudantes.

"No Turno Complementar/Integral, propomos o desenvolvimento de atividades pedagógicas interdisciplinares. Nosso intuito é contribuir na formação e desenvolvimento da criança neste período adicional em que estão na escola" — Elisa Medeiros, Coordenadora de Educação Básica no âmbito nacional da Rede La Salle

Diretora Lana Cunha caminhando durante a visita guiada pelos espaços do colégio ao lado de autoridades (Guilherme Sampaio)
Diretora Lana e autoridades conversam no playground coberto do colégio (Guilherme Sampaio)
Diretora Lana faz visita guiada pelos espaços do colégio e mostra uma das salas de educação infantil aos convidados (Guilherme Sampaio)

O Turno Complementar será disponibilizado para alunos da Creche I ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde e inclui almoço e lanches.

PROJETOS DE APRENDIZAGEM E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

A Proposta Lassalista apresenta projetos de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências. Alguns dos projetos desenvolvidos serão o Go Maker, que estimula a pesquisa e resolução de questões por meio da metodologia Lego Education; e Pense Matemática, atividade voltada para o desenvolvimento de habilidades para soluções de problemas, espírito investigativo e fluência matemática.

Serão oferecidas, também, diversas opções de atividades extracurriculares como futebol, ballet, natação, judô, entre outras.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

O novo La Salle Ananindeua possui uma área de mais de 51.300 metros quadrados, sendo, destes, 20.800 metros quadrados de área verde. Durante o lançamento, houve a apresentação do prédio onde funcionará a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que está aberto à visitação de famílias que queiram conhecer a estrutura física e um pouco mais sobre a escola.

"Em janeiro de 2020, vamos ter concluído a primeira fase da obra, ou seja, os espaços destinados à Educação Infantil e Ensino Fundamental I, contemplando o pórtico de entrada e estacionamento, capela, área administrativa, salas de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental climatizadas, biblioteca infantil, brinquedoteca, sala de tecnologia e inovação, playground e piscina infantil" — Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk, Diretor de Missão da Rede La Salle

Quando completo, o empreendimento contará ainda com auditório e quadras para esportes ao ar livre. Devem, ainda, ser incluídos nos próximos anos um centro poliesportivo com piscina e novos ambientes para os níveis de Ensino Fundamental II e Médio.

A segurança também é um dos pontos que foram muito bem planejados no La Salle. O acesso de veículos será controlado por cancelas eletrônicas e o de pessoas por identificação e catracas eletrônicas. Um sistema de câmeras de segurança 24 horas, equipe de vigilância especializada, estacionamento interno com mais de 100 vagas e área de embarque e desembarque para os alunos, garantirão tranquilidade aos responsáveis pelos estudantes.

EQUIPE CAPACITADA

O quadro funcional do colégio é composto por profissionais da região norte do país, inclusive a Equipe Diretiva (diretora e coordenadores), que, junto a Secretaria e Central de Matrículas já passaram por processo de integração e treinamento nas sedes administrativas da Rede em São Paulo e Porto Alegre.

"A Equipe do Colégio La Salle Ananindeua está sendo formada e capacitada para dar início ao ano letivo com comprometimento e seriedade. Para isso, o grupo conhece todos os setores que atuam de forma centralizada e recebe os devidos treinamentos sobre os princípios da Pedagogia Lassalista, os processos e procedimentos administrativos e pedagógicos" — Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk, Diretor de Missão da Rede La Salle

A Equipe Pedagógica da escola também já foi composta e está em processo de formação e integração na Instituição. "Os professores estão sendo selecionados e passarão por formação em janeiro, oportunidade que terão de conhecer e vivenciar a filosofia, o projeto político pedagógico e as boas práticas de uma escola Lassalista", completa.

PRESENÇA NO NORTE

Com atuação em 80 países e 45 unidades educativas distribuídas no Brasil, a Rede La Salle de educação segue os princípios da Pedagogia Lassalista, que tem seu foco na formação integral do estudante. A formação humana e cristã de qualidade é o principal diferencial da instituição.

Na região Norte, a presença Lassalista é considerada recente se comparada a sua atuação no Brasil, que já soma mais de 100 anos. No Pará, a Rede La Salle está presente deste 1975 e em Ananindeua desde 1998, onde mantém a Escola de Educação Infantil Ananindeua, de caráter assistencial, que atende a 90 crianças gratuitamente. Além desta, a Rede La Salle presta apoio a Escola Estadual Celina Del Tetto.

A chegada do Colégio La Salle Ananindeua marca um novo momento para a congregação e tem sido muito bem aceita pela comunidade.

"Com a chegada do colégio, Ananindeua ganhará uma instituição católica comprometida com a educação, com as pessoas e com a história da cidade. Ganhará uma instituição com espaços diferenciados, proposta pedagógica inovadora, que busca o desenvolvimento de pessoas autônomas, críticas, reflexivas. Queremos cooperar na construção e na transformação de sonhos em realidade. Somos parceiros de um mundo melhor" — Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk, Diretor de Missão da Rede La Salle

As matrículas para a unidade de ensino estão sendo preenchidas com sucesso e devem encerrar em poucas semanas.

"Estamos muito satisfeitos com o número de matrículas realizadas, o que nos leva a concluir que em algumas semanas não teremos mais vagas para 2020. As famílias que têm nos visitado mostraram que acreditam no poder transformador da educação, assim como nós acreditamos em mais de 300 anos de história. Não mediremos esforços para responder da melhor forma possível a confiança das famílias e da comunidade na Rede La Salle" — Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk, Diretor de Missão da Rede La Salle

Para conhecer mais sobre a Educação Lassalista e toda a infraestrutura que será oferecida no La Salle Ananindeua, é só fazer uma visita à instituição, que fica localizada na Avenida Governador Hélio da Mota Gueiros, 1856, no bairro do Coqueiro.

As visitas podem ser agendadas pela página Matrículas La Salle Ananindeua ou pelos telefones (91) 3273-9000 e (91) 99324-1557. O horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 8h às 18h.

Publieditorial
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS DE PUBLIEDITORIAL