Fora da Curva: Cesupa lança vestibular em novo formato

Informe publicitário

O Centro Universitário do Estado do Pará - Cesupa completa, em 2020, trinta anos de existência e para continuar uma tradição de excelência, a instituição lançará um novo processo seletivo em consonância com um dos elementos mais expressivos de sua missão: a inovação. Após anos de atividades práticas e metodologias ativas aliadas à teoria nos cursos de graduação, o Cesupa quer levar agora a inovação acadêmica também para o vestibular.

O reitor da instituição, Sérgio Mendes, reforça o compromisso, "Nosso entendimento é de que a conexão com o ensino médio deve também anunciar o que os alunos devem encontrar no Cesupa depois do acesso. No ano passado, o DIA C teve como tema a viagem no tempo com destino ao futuro, em que já sinalizávamos na direção de estabelecer uma triangulação virtuosa entre aluno (e seus talentos vocacionais), mercado e as possíveis escolhas de carreiras. Além disso, avaliamos o momento atual como oportuno para oferecermos um outro caminho de ingresso no ensino superior, mais ligado ao desenvolvimento de habilidades e competências do que a conteúdos.", enfatizou.

Na segunda-feira, dia 5 de outubro de 2020, serão abertas as inscrições para o Novo Processo Seletivo do Cesupa 2021 - "Vestibular Fora da Curva". O nome vem da própria motivação para criá-lo: aproximar os vestibulandos das práticas inovadoras, alinhando-os ao Cesupa e ao mercado de trabalho antes mesmo de entrarem na graduação. É o que explica o reitor, "Como o Cesupa tem investido nos últimos anos em percursos curriculares inovadores, seja pela implementação de novos métodos ou seja pela transformação de suas matrizes, substituindo disciplinas por competências, consideramos adequado trazer esses elementos da aprendizagem também para o vestibular, que constitui porta de entrada.", concluiu Mendes. 

O slogan "Sua virada para o futuro" também reforça a ideia de transformação e evolução pelas quais o aluno do ensino médio passará ao participar no novo formato. Isso porque foca em qualidades individuais do candidato, observando-o a partir de cinco competências principais, são elas: pensamento crítico, aprender a aprender, criatividade, compreensão e comunicação. 

Disponível para todos os cursos da instituição, exceto Medicina, e inteiramente on-line, as etapas do Vestibular Fora da Curva tiveram como referência processos do mercado, como os de trainee em grandes empresas. A prova é composta de uma redação a partir de um estudo de caso de uma empresa real, que equivale a 60 pontos, e uma entrevista multimídia com quatro questões correspondentes a 40 pontos, em que o aluno deve defender um argumento baseado em textos referenciais oferecidos, totalizando 100 pontos ao final.

Conexão com o mercado

Para a primeira edição, a empresa parceira convidada é a Manioca, que também partilha do valor da inovação e utiliza a criatividade da gastronomia para o desenvolvimento de alimentos com sabores autênticos da Amazônia a partir de uma cadeia produtiva pautada pela sustentabilidade.

A relação com empresas do mercado já é uma realidade no Cesupa, que comumente faz parcerias nos mais variados cursos a fim de que os alunos possam experimentar na graduação as práticas das profissões. Trazer essa vivência para os vestibulandos é uma forma de prepará-los para o que virá adiante e, justamente por isso, serão avaliados não apenas pelo conhecimento acumulado na escola, mas principalmente pela forma como pensam, imaginam, aprendem, compreendem e comunicam o que sabem. 

"Muitas vezes a universidade discute problemas, métodos e processos que a empresa também precisa conhecer. Do mesmo modo, a empresa enfrenta, em seu dia a dia, desafios que a universidade não pode ignorar. É como se a universidade fosse um lugar de geração de conhecimento e a empresa é onde ele vai ser aplicado na prática. E pra nós é muito valiosa essa integração porque, ao mesmo tempo em que a universidade utiliza as empresas como um espaço para prática e testes, a gente também passa a acessar esse novo conhecimento e a ter contato com as pessoas que serão os próximos profissionais de mercado. E, quanto antes o aluno do ensino médio entender quais são as situações reais que ele vai enfrentar dentro da graduação e no mercado, melhor, porque ele passa a ganhar familiaridade com as escolhas que vai precisar fazer no futuro.", enfatizou Paulo Reis, sócio-proprietário da Manioca.

As cinco competências observadas no Fora da Curva são elementos transversais, exigidos de profissionais de qualidade pelo mercado em geral, que valoriza para além das especificidades técnicas que separam as profissões, as qualidades individuais e o perfil de cada pessoa a ser contratada. Foi pensando nessa estrutura do mercado, que também é demandada dos alunos ao entrarem no Cesupa, que se propôs uma forma de avaliar os vestibulandos mais pelas suas individualidades e potencialidades que pelos conteúdos acumulados.

Ao observar o pensamento crítico, a instituição pretende analisar como o candidato organiza informações para expressar uma opinião com argumentos coerentes sobre determinado assunto. Já o "aprender a aprender" é peça chave para estudar no Cesupa, uma vez que o vestibulando deve assimilar novos conteúdos e combiná-los com seu conhecimento de mundo. A criatividade traz um olhar mais amplo: de que forma suas ideias transformam-se em soluções, cenários e aplicações que sejam relevantes e gerem valor? A compreensão, por sua vez, tem relação com a interpretação de texto, analisando se o aluno responde ao comando exigido pela questão. E por fim, a comunicação, que será avaliada por três eixos principais, a clareza das ideias, a estrutura da fala e o vocabulário diverso e correto.

A iniciativa adotada pelo Cesupa mostra que a instituição segue atenta ao movimento e às exigências de um mercado cada vez mais competitivo para as diversas carreiras. É, sobretudo, uma declaração de que pretende continuar a oferecer a melhor formação possível de ensino superior do Pará, começando desde o vestibular.

Formação e aprendizado

Outra novidade é que antes de passar pela prova, o inscrito recebe conteúdos formativos para se preparar ao novo modelo, com indicações de vídeos, textos e também materiais personalizados produzidos pelo próprio Cesupa. E mais, ao fim do processo, o vestibulando tem um retorno sobre seu desempenho durante a prova, com pontos positivos da execução e aqueles que ainda pode melhorar, tornando o Fora da Curva mais que um vestibular, mas uma verdadeira experiência de aprendizado.

Datas para acompanhar

A prova acontecerá no dia 8 de novembro e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 do mesmo mês pelo site cesupa.br. Os interessados podem acompanhar a Live de Lançamento do Edital que acontecerá no mesmo dia da abertura das inscrições, 5 de outubro, às 18h, no canal do Cesupa no Youtube, para ficar por dentro de tudo e tirar dúvidas com os organizadores.

Vestibulares. Sim, no plural!

Além do Fora da Curva, a instituição oferecerá aos vestibulandos duas outras opções de vestibulares. Para quem ainda se sente mais confiante seguindo o processo tradicional, o Cesupa continua com a via principal de ingresso, o já conhecido vestibular com prova objetiva e redação dissertativa-argumentativa para quatorze cursos de graduação, agora de forma on-line, esse com data marcada para o dia 6 de dezembro e não disponível para os vestibulandos de Medicina. 

Isso porque o curso terá um vestibular presencial exclusivo no dia 13 de dezembro, seguindo o formato clássico, para todos os interessados na carreira médica. O reitor Sérgio Mendes explica a importância da manutenção dos vestibulares tradicionais, "Baseados no princípio da alteridade, preservamos também o caminho oferecido pelo vestibular tradicional. Dessa forma, consideramos ser possível inovar e continuar a oferecer segurança aos candidatos que prefiram participar do processo seletivo no formato já conhecido de todos.", concluiu.

 

 

Publieditorial
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PUBLIEDITORIAL