Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Fibra oferece incentivos para alunos do curso de Direito, nota máxima do MEC

Instituição de ensino Superior investe na formação de profissionais com olhar sensível para a Amazônia

Com classificação nota cinco, nota máxima aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Direito do Centro Universitário Fibra  vem crescendo desde a primeira turma formada, a qual iniciou em 2005. 

O planejamento a longo prazo estabelecido pelos mantenedores da Instituição de Ensino Superior (IES) permitiu a concretização de ações que somente a Fibra possui, as quais beneficiam diretamente cada aluno. Como exemplo se tem a parceria estabelecida com a Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA), em que, dentre outras atividades, a Fibra entrega um kit com cinco livros de autores renomados para cada aluno matriculado, a cada semestre, sem qualquer custo para os mesmos, a partir do 2º período. Além disso, todo o corpo discente e docente tem acesso à biblioteca digital, cujo acervo de livros e periódicos abrange milhares de livros de diversas editoras.

A instituição oferece aos seus alunos acesso ao Programa de Apoio à Iniciação Científica, com incentivo à investigação científica e desenvoltura acadêmica; portal de egressos, com espaço para manter contato com ex-alunos e ajudá-los em oportunidades de trabalho e qualificação; atendimento à comunidade que reforçam o aprendizado prático e compromisso com a responsabilidade social. Além disso, possui núcleo de estágio e núcleo de prática jurídica.

Todas as salas de aulas possuem equipamentos de som e projetores, e atualmente estão equipadas também com material de transmissão e gravação de aulas remotas, visando minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

O curso de Graduação em Direito da Fibra forma profissionais com sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomenta a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.

Fibra tem acordo de cooperação entre com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, diz o coordenador do curso de Direito, José Messias Gomes de Melo (Acervo pessoal)

“Cabe lembrar que a Fibra possui convênio com todos os órgãos públicos do Estado do Pará, visando o acolhimento dos nossos estagiários, além de termos acordo de cooperação entre a instituição e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”, destaca o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Fibra, José Messias Gomes de Melo.

Tudo isso proporciona a formação profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica, conhecedor crítico do ordenamento jurídico vigente e da realidade social em que está inserido, apto a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento.

“Na Fibra, o futuro bacharel em Direito está preparado para entender e construir soluções diante da realidade dos conflitos sociais e seus desdobramentos, e não ficar preso a conceitos que o afastam do mundo e colocam em uma redoma legalista geradora de injustiça, em função de seu ensurdecimento social”, ressalta Gomes de Melo.

O aluno egresso da Fibra se torna um profissional com elevado nível de preparo intelectual e consciência social, principalmente amazônica, qualificado para o exercício técnico e profissional do Direito em todas as áreas.

“O objetivo do curso de Direito é formar profissionais com o olhar voltado para a realidade dos fenômenos jurídicos e suas múltiplas relações econômicas, políticas, sociais e culturais no contexto amazônico. A Fibra possui excelente organização em todo os níveis, e o curso de Direito, sem dúvida, desponta como um grande atrativo, graças ao seu competente corpo docente e o esforço hercúleo em formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, prontos a atender e construir soluções ante a realidade dos conflitos sociais”, pontua o professor Rômulo Nunes, Mestre de Direito Penal, do Centro Universitário Fibra. Ele é desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará..

Estudantes de Direito da Fibra aliam teoria e prática durante a sua formação acadêmica, destaca o desembargador professor de Direito Penal, Rômulo Nunes (Acervo pessoal)

Jornada acadêmica nota 10

O advogado Albeniz Neto, 39 anos, se graduou em 2015. A Fibra foi uma grande facilitadora na sua jornada ao proporcionar todos os instrumentos que ele precisava enquanto aluno e outros que nem imaginava, fruto da experiência dos profissionais em guiar o aluno em sua melhor formação. A instituição oferece jornadas de estudos extras, simulados aos finais de semana, conteúdo complementar, entre outras coisas.

“Cheguei na Fibra próximo dos 30 anos e um desafio de vida. Era o momento de mudar de carreira e finalmente realizar minha vocação para a área jurídica. Sabia que não seria fácil, inclusive por ter uma jornada tripla (estágio, trabalho, estudo) e ainda uma filha pra criar, mas estava determinado a enfrentar o desafio. Com as ferramentas e a estrutura que havia à minha disposição eu sabia que só dependia de mim para alcançar os resultados necessários. E assim foram os cinco anos de curso, aproveitando cada oportunidade que surgia. Conforme o final da graduação se aproximava e a temida combinação de prova da OAB e TCC foi superada com tranquilidade, sendo aprovado ainda no 9º semestre (adiantamento possível previsto no edital do exame) e a nota 10 no final”, relata o ex-aluno Fibra.

Há seis anos longe das salas de aula, Albaniz tem a certeza de que sempre terá vínculos com a Fibra. “Quando terminou a graduação eu sabia que não seria um adeus, pois além de tudo fiz bons colegas por lá. É difícil se desvincular totalmente e, hoje, atuo muitas vezes em parcerias com pessoas que antes eram meus professores. Sou grato por tudo o que passei lá dentro”, diz o advogado.

Para conferir os incentivos oferecidos pelo Centro Universitário Fibra, clique aqui.

Conteúdo patrocinado
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!