Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Festival Sabores de Curuçá une experiência gastronômica e qualificação profissional na região

Evento será realizado nos dias 20 e 21, em Curuçá, e oferecerá pratos inéditos, além de oportunidades de negócios para empreendedores do segmento

Caldo de ostras no tucupi, peixe à delícia com arroz paraense e salada de camarão com castanha-do-pará são algumas das iguarias que poderão ser experimentadas no Festival Gastronômico Sabores de Curuçá, que ocorre nesse fim de semana, 20 e 21, em três locais – Orla do município, Sítio Mearim e Vila do Coqueiro.

O Festival, que surgiu em uma conversa entre amigos, dentre eles o chef Leo Modesto e o empreendedor Ramon Pinheiro, “filhos” de Curuçá, tem como objetivo a valorização da culinária regional e gerar bons negócios aos empreendedores do segmento de alimentação.

Ramon Pinheiro, um dos idealizadores do Festival em Curuça, destaca que o evento é uma forma de valorizar a gastronomia regional e conectar empreendedores para troca de experiências (Arquivo pessoal)

Participam do evento vários empreendedores dos segmentos de bares, restaurantes e hotelaria. Todos eles receberam consultorias em higiene e manipulação de alimentos e participaram de oficinas de empratamento e elaboração de cardápios e em técnicas de vendas, oferecidas pelo Sebrae no Pará, que realiza o festival junto com a prefeitura municipal e Maniua Cozinha.

Também faz parte da programação a Cozinha Show, quando quatro chefs irão preparar receitas, em verdadeiras aulas práticas, que poderão ser acompanhadas por empreendedores e público em geral. As receitas que serão preparadas nesse espaço são: Peixe com chicória (chef Dani Serrão), Pirão de coco com peixe Mosqueiro (chef Lenine), Fofoca de marisco com tucupi defumado (Léo Modesto) e Caldeirada Tailandesa (Thyago Guarany).

“Viajando por vários estados e até para fora do país, tive a oportunidade de presenciar muitos festivais. Agora, fico muito feliz de, enfim, ter um aqui na minha cidade. É uma oportunidade de valorização da nossa terra, da nossa culinária, além da troca de experiências”, diz Ramon.

O empreendedorismo na vida de Ramon vem de berço. A mãe já teve uma lanchonete, e ele sempre circulou por ambientes que uniam o gerenciamento do negócio com gastronomia. Atualmente, Pinheiro tem o seu primeiro empreendimento: uma hamburgueria.

“A Burger Play vai fazer dois anos. Não é fácil. É sempre uma busca por inovação, qualidade, e, aqui, a gente trabalha com tudo artesanal: dos pães aos molhos. Me inspirei nos quadrinhos da Marvel, mas também tem um toque paraense”, explica o empreendedor, que está preparando um hambúrguer de camarão com maionese de açaí.

“Curuçá tem um excelente potencial para o turismo, e a gastronomia de raiz vem sendo muito incentivada pela Prefeitura Municipal de Curuçá e pelo chef de cozinha Leonardo Modesto, que possui empreendimento rural e é filho da terra. Então, o Sebrae aposta nesse potencial, qualificando os empreendedores para a geração de negócios, para que utilizem ingredientes regionais e valorizem, ainda mais, a culinária local”, afirma a gerente do Sebrae na região Guamá, Gisele Freitas.

A Cozinha Show ocorrerá na Orla do município, no primeiro dia do evento, a partir das 21h. Quem não puder comparecer, pode acompanhar pela internet (@sebraepa/ facebook da prefeitura municipal de Curuçá e @leonardomdesto).

No festival também haverá shows com artistas e apresentação de grupos de carimbó locais.   

Caldo de ostras no tucupi poderá ser degustado no Festival Gastronômico Sabores de Curuça (Divulgação)

Turismo e gastronomia

No dia 21, a programação do Festival vai unir gastronomia e turismo, com atividades em formato de tour, que irá percorrer algumas comunidades de Curuçá. O início será às 9h, no Sítio Mearim, um empreendimento familiar, onde o chef Léo Modesto irá preparar uma receita. Ele segue para a Vila do Coqueiro, às margens do Rio Curuçá, onde moram agricultores e pescadores e há restaurantes e uma produção de ostras. Na orla da Vila, o público poderá experimentar comidas típicas na Barraca Ostra da Amazônia, no Ponto do Avuado e na Peixaria do Tubarão. No local, também haverá programação cultural, com música e dança regionais.

Para saber mais sobre as oportunidades de apoio aos empreendedores oferecidas pelo Sebrae no Pará, clique aqui

Conteúdo patrocinado
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!