Esamaz realiza colações de grau para 454 formandos e 2 mil convidados no Hangar

Três cerimônias marcaram a última sexta-feira de julho, fechando o primeiro semestre de 2019 com muita alegria e realização

Publieditorial

"Formar novos profissionais é a missão da Esamaz. E formar profissionais éticos, competentes, voltados ao mercado de trabalho", resume Reinaldo Williams de Almeida Gonçalves, vice-diretor geral da Escola Superior da Amazônia (Esamaz). "Nós sabemos que o bom profissional também tem responsabilidade nesse processo de formação. Então, que aplique todos os conhecimentos que assimilou nesse tempo da graduação e que possa desenvolver suas habilidades, pois todo aluno formado na Esamaz, para ser profissional, desde o início, faz a integração teoria-prática. Portanto, tenho certeza de que vai conseguir a sua inserção rápida no mercado de trabalho", conclui.

(Akira Onuma / O Liberal)
(Akira Onuma / O Liberal)

A mensagem do vice-diretor geral, nessa sexta-feira (26), marca a trajetória dos 454 formandos da Esamaz neste primeiro semestre de 2019: foram três colações de grau em três cerimônias no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Ao longo da tarde e da noite, os estudantes de ensino superior se tornaram profissionais graduados e preparados para o mercado de trabalho. Colandos, familiares, paraninfos e gestores da faculdade se emocionaram durante a outorga.

Ao lado de Reinaldo Williams Gonçalves, a diretora financeira da instituição, Maria de Nazaré de Almeida Gonçalves, também presenciou as colações de grau dos estudantes.

A programação foi antecedida, na quarta-feira (24), por uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida pelo pároco, padre Márcio Halmenschlager.

"Os formandos têm toda uma caminhada construída, e este é um momento de ação de graças perante Deus e de se reconhecer todas as pessoas que somaram nesse processo, como professores, pais, avós, amigos. Para os formandos e para quem participou dessa caminhada, é, sem dúvida, um momento de alegria, de conquista", afirmou padre Márcio. 

A missa em ação de graças do formandos 2019.1 reuniu aproximadamente 1.000 pessoas. A cerimônia foi marcada pela bênção dos anéis dos colandos, na presença de familiares dos alunos.

CERIMÔNIAS

As formaturas contaram com a formação da mesa de autoridades, a convocação dos formandos para receber o diploma, juramento dos concluintes de curso, colocação do anel de outorga do grau e pronunciamentos.

A primeira cerimônia começou às 15 horas e reuniu formandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

A segunda cerimônia, às 17h30, contou com o protagonismo dos formandos do curso de Odontologia.

Na terceira e última cerimônia, às 20 horas, quem roubou a cena foram os formandos de Farmácia

EMOÇÃO

Sensação de dever cumprido e pronto para encarar novos desafios. É assim que o mais novo odontólogo, Lauriney Santiago Afonso, se sentiu durante a cerimônia da sua colação de grau. Ao lado da mãe, que estava bastante emocionada, o jovem afirmou que pretende continuar os estudos.

"É uma realização de vida, mas não pretendo parar por aqui; quem sabe um mestrado e doutorado sejam os próximos passos", afirmou Afonso. "Esse momento representa muito para mim, foram muitas lutas. É uma honra poder formar meu caçula, não tenho nem palavras, só gratidão", pontuou Iracema Santiago, mãe de Lauriney. 

Luciana Isabela Guerreiro, 21, também colou grau em Odontologia pela Esamaz. A recém-graduada precisou abdicar da família e dos amigos, em Castanhal, para vir morar em Belém e poder, assim, cursar a faculdade. Confiante, ela espera boas oportunidades no mercado de trabalho.

"Mais etapa realizada, um momento que foi muito esperado na minha vida. Daqui pra frente, pretendo sempre continuar a evoluir e, principalmente, poder ajudar ao próximo", comemorou Luciana, que iniciou o curso ainda bastante jovem, com 16 anos.

Formanda do curso de Farmácia, Ana Cláudia Amorim, 41, estima que, daqui por diante, o foco será na dedicação para ser uma boa profissional e prestar um bom serviço à sociedade. "Agora vou tentar trazer um diferencial para a área da saúde. Espero integrar o mercado de trabalho da melhor forma possível e fazer um bom trabalho para a população", estima.

Orgulhosa, a mãe da nova farmacêutica fala com alegria da realização da filha. "Estou muito feliz porque sei que foi uma luta muito grande. Ela foi a primeira pessoa da minha família a se graduar e eu agradeço muito a Deus", relata Izabel Amorim.

(Akira Onuma / O Liberal)

Para Eduardo Barros, 36, o momento representa uma conquista em vários aspectos da vida. "É um marco importante. No decorrer da nossa vida acadêmica, cada um de nós vive um fortalecimento da nossa carreira profissional e pessoal. É algo que vai deixar marcado a nossa vida, seja pelo aprendizado ao longo desse tempo como pelos colegas que fizemos ao longo do curso", destacou o graduando do curso de Farmácia. 

ESAMAZ 15 ANOS

Em 12 de agosto próximo, a Esamaz completará 15 anos de atuação na educação superior em Belém.

A instituição de ensino superior, administrada pelo diretor geral Luzimar Reinaldo Barros Gonçalves, conta com três polos de atividades pedagógicas: na Rua Municipalidade, na Travessa São Pedro e na Rua Arcipreste Manoel Teodoro.

A Esamaz oferta 19 cursos de graduação e 50 de pós-graduação, perfazendo 14 mil estudantes matriculados. A instituição está prestes a se tornar uma universidade, a partir de projeto educacional específico em andamento.

Publieditorial
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!