Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Elevador é o transporte mais seguro do mundo, porém, requer cuidados com manutenção

Acidentes fatais em elevadores e escadas rolantes podem ser totalmente anulados se houverem inspeções regulares

Elevadores e escadas rolantes facilitam o dia a dia, seja em prédios comerciais, aeroportos ou em condomínios, por agilizarem e também auxiliarem na locomoção de quem possui restrições. Mas, assim como comodidade e acessibilidade são importantes, a segurança também é.

De acordo com uma recente pesquisa da revista americana Condé Nast Travaler, o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo, mais do que avião. Isto significa que o número de acidentes fatais é muito pequeno, e pode se tornar até nulo se a manutenção for feita no período e da forma correta.

No caso do elevador, o equipamento possui várias fases que alertam se houver algum problema. Segundo o técnico sênior de manutenção da Elevadores Ok, Carlos Nunes, para um elevador chegar a despencar, é porque a segurança foi completamente negligenciada. “Se não tiver manutenção, pode ocorrer queda livre. Se realizar manutenção da forma correta, caso apareça algum problema, há dispositivos que vão suprir falhas. Tudo tem vida útil, mas se tiver manutenção, diminui em quase zero as chances de acidente”, ressalta, Carlos.

Carlos Nunes, técnico de elevadores, afirma que para um elevador chegar a despencar, é porque a sua segurança foi negligenciada (Arquivo pessoal)

O elevador possui ao menos três cabos de aço, muito resistentes, que podem sustentar o equipamento mesmo em casos de rompimento de um deles, o que é raro de acontecer. O equipamento também possui uma trava de segurança e um redutor de velocidade que entram em atividade automaticamente quando é detectada alguma atividade anormal. Contudo, Nunes reforça que sem manutenção, esses mecanismos podem não fazer efeito.

Travas de segurança e redutores de velocidade são acionados automaticamente em caso de atividades anormais em elevadores (PxHere)

“O barato sai caro e o barato implica diretamente na manutenção. Há empresas sem credenciamento realizando serviços, e esse é o tipo de atividade que demanda mão de obra especializada. Se você transporta pessoas, você tem que fazer manutenção preventiva, ou seja, sem esperar os danos, para diminuir a manutenção corretiva, que é justamente essa após a danificação de uma peça, por exemplo. É importante saber se no contrato de manutenção conta inspeções regulares”, alerta o técnico.

No condomínio de Paulo Bergamini, onde é vice-síndico, a segurança é levada a sério. “Em 11 anos da existência do prédio, nunca houve um acidente, graças a Deus, apenas pequenas intercorrências, mas todos os moradores cobram a manutenção porque aqui são 32 andares, já pensou um acidente? Não tem o que pensar, a manutenção é fundamental para garantir a segurança de todos”, afirma Paulo.

Ele diz que a relação com a empresa de manutenção é transparente e que o gerente do condomínio sempre acompanha o técnico, além das informações sobre a prevenção ficarem disponíveis visualmente dentro das cabines, constando data da última manutenção, técnico responsável e a próxima visita.

“A gente não pode ver o elevador como um simples equipamento que leva as pessoas para cima e para baixo, ele requer cuidados até maiores do que um carro, então a prevenção é o momento que o técnico pode detectar o desgaste natural de peças, algum problema eletrônico, porque os elevadores não são mais cabines mecânicas, e somado ao nosso clima amazônico que pode dar um mal contato e dar uma pane, então a gente leva muito a sério”, ressalta o vice-síndico.

É importante que no contrato de manutenção sejam observadas inspeções regulares, tanto preventivas quanto corretivas, e outros procedimento que visem o funcionamento perfeito do equipamento. Se os devidos cuidados forem tomados, não há motivos para se preocupar.

Clique aqui  e saiba mais sobre manutenção e segurança nos elevadores. 

Conteúdo patrocinado
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!