De olho no futuro, Hydro aposta em colaboração e tecnologia para sustentabilidade

Informe Publicitário

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 5 de junho, é um convite para refletir sobre os impactos humanos na natureza. Em celebração à data, empresas como a Hydro compartilham atitudes sustentáveis dentro e fora de seus processos produtivos.

Com investimento em pesquisa e iniciativas sociais, a Hydro aposta na colaboração para contribuir para um futuro mais sustentável. A empresa, que está presente em toda a cadeia do alumínio, mantém iniciativas que visam a preservação da biodiversidade amazônica e o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente.

Dentre as iniciativas, destaca-se o BRC, Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega, que desde 2013 desenvolve pesquisas na área de restauração de ecossistemas, fomentando a educação e a pesquisa. O Consórcio é realizado em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade de Oslo e já registrou mais de 270 espécies nativas da flora local, além de mais de 3.300 indivíduos da fauna regional e foi responsável por seis novas espécies descobertas.

Em especial sobre a fauna, o BRC desenvolve estudos de monitoramento de felinos nas áreas de reflorestamento da Mineração Paragominas com tecnologia de ponta para traçar estratégias de conservação da biodiversidade mais assertivas.

Assista aqui ao vídeo sobre o monitoramento de felinos:

Mais de 2.300 hectares reflorestados

Na mina de bauxita da Hydro em Paragominas, o programa de reflorestamento reabilita áreas mineradas. Desde 2009, já foi recuperada uma área equivalente a 2.300 campos de futebol. O programa recebe contribuição de pesquisas do Consórcio BRC. As metodologias utilizadas vão do plantio tradicional, passando pela regeneração natural com uso de solo rico em matéria orgânica e a técnica de nucleação.

"Estamos sempre buscando técnicas e soluções para que nossas operações sejam sustentáveis e responsáveis. Esse é um compromisso da Hydro com as cidades onde atua", explica Domingos Campos, Diretor de Sustentabilidade da Hydro.

Confira em vídeo o programa de reflorestamento da Hydro:

Tecnologia em prol da sustentabilidade

Com foco em sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, a Hydro investiu mais de R$ 1 bilhão no mais avançado tratamento e armazenamento dos resíduos da produção de alumina. A refinaria da Hydro em Barcarena, a Alunorte, foi pioneira na utilização da tecnologia dos Filtros Prensa em larga escala no Brasil. Os filtros geram um material seco, com cerca de 78% de sólidos, com uma característica ótima para compactação.

Em paralelo, a Alunorte desenvolveu o Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS2) especialmente para receber essa tecnologia. Com a disposição e compactação do resíduo seco, a solução integrada aumenta a segurança e reduz o tamanho da área necessária para a disposição de resíduos tratados.

A empresa investe em soluções para uma operação sustentável hoje e para o futuro. Este ano, a Alunorte começou a operar a nova Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI). O investimento de 670 milhões de reais contribui para preparar da unidade para futuras mudanças climáticas, garantindo o tratamento e o armazenamento de água. Com a modernização, o sistema opera com 23 novas bombas, alcançando uma capacidade de tratar 14.500 metros cúbicos de água por hora, o equivalente a seis piscinas olímpicas.

O Filtro Prensa gera um material seco, ótimo para compactação. (Divulgação / LED Produções)

Iniciativas sociais e educação ambiental

A Hydro também apoia projetos socioambientais voltados para as comunidades onde atua. Ao lado de moradores locais, a empresa desenvolveu iniciativas que permanecem ativas mesmo durante o período de pandemia, em forma de ações e oficinas online.

Em parceria com a Alunorte e a Albras, o projeto Sustentar Barcarena foi iniciado em 2018 e prevê a inclusão social de catadores de material reciclável e a implantação de uma triagem de resíduos recicláveis no município. Na mesma linha, a Hydro também apoia a Coopercamare, cooperativa de catadores de material reciclável de Paragominas, que auxilia no recolhimento de resíduos sólidos e incentiva a implantação da coleta seletiva no município.

Triagem de recicláveis da Coopercamare. (Divulgação / LED Produções)

Pensando no futuro, o projeto EmBarca Amazônia 360 promove a consciência socioambiental da juventude. O programa incentiva empreendedores, alavancando ideias de negócios sustentáveis nas regiões de Barcarena e Abaetetuba. No ano passado, a primeira edição reuniu mais de 300 jovens das duas cidades e culminou na premiação das seis equipes vencedoras, que receberam aporte financeiro a ser revertido em empreendimentos.

Jovens empreendedores do projeto EmBarca Amazônia 360. (Divulgação / LED Produções)

Em tudo o que faz, a Hydro age com respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente, e coloca a sustentabilidade no centro de suas operações, promovendo o gerenciamento eficiente de recursos e resíduos ao longo da cadeia de valor do alumínio.

Pequenos gestos diários também ajudam a cuidar do planeta

Assim como as empresas, todos podem contribuir para construir um relacionamento melhor com a natureza e a ajudar na construção de um futuro melhor. Confira abaixo algumas dicas para você fazer a sua parte para um mundo mais sustentável.

► Quando possível, opte pelo consumo de alimentos orgânicos
► Evite desperdícios de água e de comida
► Estimule o plantio de árvores na sua comunidade
► Participe da coleta seletiva e separe o lixo adequadamente
► Diminua o consumo de plástico optando por embalagens reutilizáveis
► Em casa, troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED
► Aumente a iluminação e ventilação natural da sua casa para economizar energia
► Reduza o uso de papel utilizando os dois lados da folha. Após o uso, recicle!
► Prefira a bicicleta ou andar a pé ao automóvel para se locomover
► Consuma de forma consciente. Prefira produtos de alumínio, que é um material infinitamente reciclável.

Publieditorial
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PUBLIEDITORIAL