Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Confira alguns cuidados na hora de contratar a manutenção preventiva em elevadores

Equipamento é considerado meio de transporte mais seguro do mundo

Elevadores são considerados um meio de transporte, assim como carros, aviões e navios. Porém, elevadores são mais seguros que carros, quando considerado os números de mortes. São, em média, 26 pessoas vitimadas em acidentes com elevadores por ano, contra 141 mortes por hora no trânsito.

Durante muitos anos, no Brasil, a manutenção preventiva foi deixada em segundo plano. Entretanto, nos últimos anos, esse quadro vem mudando e se tornando cada vez mais importante, visando a prevenção. Para isto, é necessário ter equipamentos em condições de funcionamento seguro, econômico e eficiente.

Transportar pessoas diariamente é uma responsabilidade que não pode ser delegada a qualquer empresa ou profissional, muitas vezes o desconhecimento técnico por parte dos administradores, zeladores e condôminos fazem com que o único ou principal critério avaliado na hora de escolher a empresa que irá zelar pelo seu patrimônio seja o quesito preço, na maioria das vezes refletindo diretamente na qualidade do atendimento.

Escolhas baseadas exclusivamente no preço baixo permite que haja a proliferação da clandestinidade, ou seja, empresas sem estrutura física, operacional, administrativa, técnica, etc, começam a realizar serviços mesmo não sendo capacitados para tal.

Essas empresas, comumente, não têm compromisso em prestar um serviço de qualidade, porém, veem uma oportunidade de ganhar dinheiro e continuar sobrevivendo por um determinado período, muitas vezes colocando em risco o patrimônio do cliente e, o que é pior: a vida dos usuários.

É necessário entender a importância da manutenção preventiva. As ações visam dar continuidade ao funcionamento dos equipamentos, englobando inspeções periódicas e sistemáticas das condições de operação, ajustes, conservação e eliminação de defeitos. Evitando, assim, situações de risco e paralisações prolongadas do sistema de transporte vertical.

Existem poucos dados sobre estatísticas de Acidente em Elevadores, mas infelizmente eles acontecem. De acordo com o Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp), em 2019, foram registrados acidentes em diversas regiões do país, muitos deles com vítimas fatais.

Segundo a Seciesp, com o agravamento da crise econômica, muitos condomínios têm adiado investimentos em manutenção, troca de peças e/ou substituição de elevadores. Sem fiscalização, aumenta a possibilidade de irregularidades que causam acidentes.

A contratação do serviço de manutenção requer atenção à alguns critérios, onde, através deles, se reduz a possibilidade de ter prejuízos com uma contratação inadequada. Afinal, os elevadores se constituem no maior patrimônio comum do condomínio. Confira:

- Exija o registro da empresa e do profissional Engenheiro responsável técnico no Conselho Regional de Engenharia (CREA-PA).

- Exija que a empresa tenha em seu quadro de funcionários permanente, profissional qualificado (engenheiro mecânico) devidamente registrado no CREA-PA.

- Exija as certidões de falência e demais certidões negativas do FGTS, INSS

- Exija as certidões negativas junto ao fisco municipal, estadual e federal.

- Faça uma visita as instalações da empresa, verifique sua estrutura física e de pessoal, certificando-se que a empresa realmente tem capacidade de prestar um bom serviço.

- Visite o almoxarifado da empresa, verifique a quantidade de itens disponíveis em estoque e aquelas que são utilizados no elevador do seu condomínio.

- Exija uma relação de clientes que possam ser consultados a respeito do serviço e idoneidade da empresa.

A manutenção preventiva é um dos serviços oferecidos pela Elevadores Ok. Clique aqui para saber mais.

 

Conteúdo patrocinado
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!