Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ambulatório de Saúde da Fibra oferece atendimento gratuito à população

Serviços vão desde o pré-natal para gestantes até acompanhamento de idosos. Saiba como ter acesso.

Cuidar de quem precisa é o maior juramento que o profissional da área da saúde faz, e unir essa vocação com os cuidados e ensino é a melhor maneira para o desenvolvimento profissional. De portas abertas para a população desde 2017, o Ambulatório de Ensino em Saúde do Centro Universitário Fibra conta com uma equipe multidisciplinar que realiza diversos serviços gratuitos. As consultas de Enfermagem ganham destaque por, além de atenderem todos os públicos em várias frentes, realizarem desde o pré-natal da gestante, até o acompanhamento cognitivo do idoso.

Cinthia Brígida, coordenadora do curso de Enfermagem da Fibra, explica que o Ambulatório foi pensado como forma de oferecer os serviços para a população, mas também para que os alunos possam aprender além da sala de aula. “O curso de Enfermagem tem duração de 10 semestres, ou seja, são 5 anos que precisam ter vivência na área. Nós temos o cuidado de preparar o aluno para o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso o serviço prestado no Ambulatório é gratuito e de livre demanda”, afirma Cinthia.

Segundo a coordenadora, o profissional de enfermagem formado pelo Centro Universitário Fibra tem, além das práticas no Ambulatório desde o 3º semestre, o estágio supervisionado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em Hospitais públicos.

Professora Cinthia Brígida, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fibra, destaca que serviço ajuda na preparação dos alunos para o mercado de trabalho (Arquivo pessoal)

Entre os serviços oferecidos no Ambulatório do Centro Universitário está o cuidado de enfermagem ao paciente com pé diabético, muito procurado por idosos. No consultório, esse paciente recebe orientação e cuidados preventivos. Mas, os que precisarem de curativos, por exemplo, são encaminhados para receber os cuidados necessários. A instituição de ensino disponibiliza curativos especializados que aceleram a cicatrização. "O pé diabético é uma das complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus (DM), e suas consequências causam feridas crônicas e até amputações dos membros inferiores. Além disso, os idosos também têm avaliação cognitiva da capacidade funcional. O ambulatório oferece, ainda, orientações e cuidados aos idosos, familiares e cuidadores", pontua Cinthia.

Saúde feminina 

Para as mulheres, o Ambulatório de Ensino em Saúde oferece a coleta de exame preventivo, que detecta as lesões que podem gerar o câncer de colo de útero. As gestantes recebem toda a assistência de enfermagem no pré-natal, durante os nove meses.  E, para as crianças, os serviços contemplam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Os jovens entre 10 e 19 anos podem participar de atividades educativas em grupo. Exames laboratoriais para todas as faixas etárias também podem ser feitos. Todos os serviços ofertados pelo ambulatório são supervisionados por professores e monitores e são gratuitos.

Serviço oferece atendimentos gratuitos e especializado para saúde da mulher (Arquivo pessoal)

“A nossa maior demanda são as mulheres em busca do exame preventivo, mas realizamos todos os tipos de atendimento, e ao mesmo tempo que isso é ótimo, também é muito desafiador, porque estamos a toda hora em contato com o público, e isso é muito proveitoso, porque aprendemos mais a cada paciente”, conta Dandara Muniz, de 21 anos, aluna do 8º semestre do curso  de Enfermagem do Centro Universitário Fibra.

Dandara Muniz foi primeiro lugar geral no vestibular do Centro Universitário Fibra e hoje é monitora do Ambulatório de Ensino e Saúde (Arquivo pessoal)

Dandara iniciou o curso em 2018 e ficou em primeiro lugar geral no vestibular da instituição. Por conta de sua colocação, a Fibra deu à aluna uma bolsa de estudos. Dedicada, a universitária mantém o título de boa aluna e hoje é monitora do ambulatório. “Já não tenho mais a condição apenas de aluna. Como monitora, a carga de responsabilidade aumenta e eu acabo fazendo de tudo. Gosto muito da área de gestão, então sempre que vejo um curativo ou outro faltando ou algo para organizar, já comunico a coordenação e colocamos o serviço para funcionar”, diz.

Formação humana 

A professora Débora Neri, que é supervisora do estágio supervisionado em Enfermagem, reforça a importância deste tipo de prática para formação do profissional. “Além da técnica, lá (no ambulatório) os alunos, como a Dandara, treinam a comunicação e a empatia com o paciente. É muito mais do que o atendimento de enfermagem, é sobre ser humano”, afirma a docente, que aposta que toda essa experiência é levada para a vida profissional dos futuros enfermeiros e enfermeiras. “Eles podem e devem colocar na prática o protocolo de enfermagem que ensinamos em sala de aula”, destaca.

Débora Neri, supervisora do estágio supervisionado em Enfermagem, destaca a importância da experiência prática para a formação profissional (Arquivo pessoal)

 

Serviço

Para quem quiser utilizar os serviços do Ambulatório de Ensino em Saúde do Centro Universitário Fibra, basta se dirigir até o loca, na Avenida Generalíssimo Deodoro, entre Dom Alberto Gaudêncio Ramos e Avenida Gentil Bittencourt. É necessário levar RG e pessoas menores de idade precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Para mais informações, ligue (91) 3266-3110 / 3226-5040 / 3223-1506. Todos os serviços são gratuitos e o ambulatório está de portas abertas para receber a população.

Conteúdo patrocinado
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!