SEX · 02 OUT 2026Assine

ELEIÇÕES 2026

TRE-PA distribui urnas em 598 locais de votação na Região Metropolitana de Belém

Operação segue até sábado (3) na região; nas ilhas da capital, entrega dos equipamentos já começou

Jéssica Nascimento

2 de outubro de 2026 às 10:33

Urnas em transporte na manhã desta sexta (2) para os locais de votação da Região Metropolitana de Belém.

Urnas em transporte na manhã desta sexta (2) para os locais de votação da Região Metropolitana de Belém. ( Foto: Foto: Thiago Gomes )

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) segue nesta sexta-feira (2) com a distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2026. Na Região Metropolitana de Belém, cerca de 598 locais de votação, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, estão recebendo os equipamentos. A operação começou na quinta-feira (1º) e deve ser concluída neste sábado (3).

Segundo Tiago Neves, chefe da Seção de Urnas Eletrônicas do TRE-PA, a distribuição na Região Metropolitana será finalizada neste sábado, com a conclusão das entregas em Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. "Amanhã também prosseguirá com alguns locais de votação de Belém e concluirá também com Marituba, Benevides e Ananindeua", afirmou. 

(Foto: Thiago Gomes)
(Foto: Thiago Gomes)

Nas ilhas da capital, a entrega também já está em andamento. "Desde hoje elas já estão sendo distribuídas. Tem zonas eleitorais de Belém, tem ilhas, então essa logística já está sendo executada", explicou.

No interior do Pará, a distribuição segue um planejamento semelhante ao da Região Metropolitana. Algumas zonas eleitorais começaram a operação na quinta-feira (1º), e a previsão é que todos os equipamentos estejam nos locais de votação até sábado (3). "A previsão de conclusão também é até sábado, nos interiores também todas já estejam nos seus locais de votação", disse Neves.

(Foto: Thiago Gomes)
(Foto: Thiago Gomes)

A segurança das urnas é outra etapa do planejamento da Justiça Eleitoral. De acordo com o chefe da Seção de Urnas Eletrônicas, os locais de votação são vistoriados antecipadamente para verificar as condições de armazenamento e identificar possíveis necessidades de reforço na segurança. 

"A Justiça Eleitoral mapeia essas questões, o que precisa ser melhorado no local, inclusive nos aspectos de segurança, verificado se há uma sala segura para armazenar essas urnas até o dia do pleito", declarou.

O policiamento também é organizado conforme as necessidades de cada município. "Onde há também necessidade de reforço de policiamento, inclusive a atuação da Força Federal, há vários municípios que serão contemplados também com essa força para essas questões de segurança", acrescentou.

(Foto: Thiago Gomes)
(Foto: Thiago Gomes)

Após o encerramento da votação, a retirada das urnas depende da logística de cada zona eleitoral. A maior parte dos equipamentos é recolhida no próprio domingo (4) e encaminhada aos cartórios eleitorais. Na Região Metropolitana de Belém, o recolhimento e o transporte até o depósito do TRE-PA vão ocorrer entre domingo e segunda-feira (5).

"Uma boa parte no próprio domingo elas são recolhidas dos locais de votação e levadas para os cartórios eleitorais", afirmou Neves.

Para um eventual segundo turno, a preparação dos equipamentos começará após o retorno das urnas ao depósito. O processo inclui a geração de mídias e a preparação das máquinas para uma nova votação. No entanto, ainda não há um calendário definitivo para essa etapa.

(Foto: Thiago Gomes)
(Foto: Thiago Gomes)

"Ainda não existe uma data específica, mas já existe ali uma previsão, porque depende também da questão do TSE, da questão dos sistemas e tudo mais. Mas o calendário fixo mesmo ainda não está definido", explicou.

No primeiro dia de operação, foram movimentadas 2.524 urnas destinadas às nove zonas eleitorais de Belém: 1ª, 28ª, 29ª, 30ª, 73ª, 76ª, 95ª, 96ª e 98ª ZEs.  

Nesta sexta-feira (2), a distribuição continua com a movimentação de 1.938 urnas destinadas à 78ª ZE, de Marituba; 43ª, 72ª e 107ª ZEs, de Ananindeua; e 97ª ZE, de Belém. 

(Foto: Thiago Gomes)
(Foto: Thiago Gomes)

Cronograma de distribuição das urnas – sexta-feira (2/10)

  • 78ª ZE – Marituba: das 8h às 10h – 452 urnas;

  • 43ª ZE – Ananindeua: das 10h às 12h – 381 urnas;

  • 97ª ZE – Belém: das 13h às 14h – 373 urnas;

  • 72ª ZE – Ananindeua: das 14h às 15h – 369 urnas;

  • 107ª ZE – Ananindeua: das 15h às 16h – 363 urnas.