Senado: Helder tem 25%, Éder Mauro e Chicão marcam 15% cada na 2ª pesquisa Quaest/TV Liberal
Como a eleição para o Senado em 2026 terá duas vagas em disputa, a pesquisa considera a média das duas escolhas feitas pelos entrevistados
Helder Barbalho (MDB) lidera a disputa pelas duas vagas do Pará no Senado Federal, com 25% das intenções de voto, segundo a segunda pesquisa Quaest/TV Liberal, divulgada neste sábado (26/9). O candidato é seguido por Delegado Éder Mauro (PL) e Chicão (União), ambos com 15%. Zequinha Marinho (Podemos) tem 10% e Celso Sabino (PDT), 5%. Como a eleição para o Senado em 2026 terá duas vagas em disputa, a pesquisa considera a média das duas escolhas feitas pelos entrevistados.
Na comparação com a rodada anterior, Helder passou de 23% para 25%. Delegado Éder Mauro oscilou de 14% para 15%, enquanto Chicão avançou de 5% para 15%. Zequinha Marinho passou de 11% para 10%, e Celso Sabino caiu de 7% para 5%.
Pela margem de erro de três pontos percentuais, Delegado Éder Mauro, Chicão e Zequinha Marinho aparecem dentro da mesma faixa de variação. Éder Mauro pode ter entre 12% e 18%; Chicão, também entre 12% e 18%; e Zequinha, entre 7% e 13%. Celso Sabino pode variar de 2% a 8%.
VEJA MAIS
O levantamento também mostra que 16% dos eleitores estão indecisos na pesquisa estimulada, contra 23% na rodada anterior. O percentual dos que afirmam que votarão em branco, nulo ou que não pretendem votar passou de 12% para 11%.
Rejeição
A pesquisa avaliou ainda o conhecimento, o potencial de voto e a rejeição aos principais candidatos. Helder tem 52% de potencial de voto, 40% de rejeição e 8% dos entrevistados afirmam não conhecê-lo. Delegado Éder Mauro aparece com 38% de potencial, 33% de rejeição e 29% de desconhecimento.
Chicão tem 33% de potencial de voto, 26% de rejeição e 41% dos entrevistados não o conhecem. Zequinha Marinho registra 29% de potencial, 27% de rejeição e 44% de desconhecimento. Celso Sabino tem 19% de potencial, 24% de rejeição e 57% de eleitores que dizem não conhecê-lo. Os demais candidatos são desconhecidos por 85% ou mais do eleitorado paraense.
Pesquisa Quaest
A Quaest entrevistou 804 eleitores de 16 anos ou mais, presencialmente e em domicílios, entre os dias 22 e 25 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Liberal e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números PA-07042/2026 e BR-04603/2026.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA