A vantagem do senador Flávio Bolsonaro contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diminuiu três pontos porcentuais em uma semana, segundo pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado, 17. Em votos válidos, a diferença entre os dois candidatos passou de 5,4 para 2,4 pontos percentuais, indicando um empate técnico.
As intenções de voto de Flávio Bolsonaro, do PL, caíram de 52,7% para 51,2% em votos válidos. Já Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, teve um aumento, passando de 47,3% para 48,8% no mesmo período, conforme o levantamento.
Em votos totais, Flávio Bolsonaro oscilou de 49% para 48%, enquanto Lula foi de 44% para 46%. Na pesquisa espontânea, sem a apresentação de opções, o senador passou de 48% para 47%, e o presidente, de 43% para 44%.
Preferência por Segmentos
O senador Flávio Bolsonaro mantém a liderança entre homens (53% dos votos totais), pessoas de 35 a 59 anos (51%), eleitores com ensino médio (53%) e superior (52%). Ele também se destaca entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos (54%) e acima de cinco salários mínimos (também 54%).
Já o presidente Lula registra maior apoio entre as mulheres (51%), pessoas acima de 60 anos (50%) e eleitores com ensino fundamental (51%). O candidato do PT também lidera entre os que recebem até dois salários mínimos (54%) e os independentes (50%).
Voto por Religião e Rejeição
Entre os católicos, Flávio Bolsonaro tem 46% das intenções de voto e Lula, 49%. No segmento evangélico, o senador atinge 62%, contra 30% de Lula. Para os que professam outra religião ou não têm, Lula marca 56% e Flávio, 37%.
A rejeição a Flávio Bolsonaro variou de 46% para 47%. No caso de Lula, a taxa de eleitores que disseram não votar de jeito nenhum oscilou de 49% para 47%.
Cenários de Segundo Turno
A pesquisa também avaliou a transferência de votos de outros candidatos. Entre os eleitores de Augusto Cury (Avante), 50% escolhem Flávio Bolsonaro no segundo turno e 31% optam por Lula.
Para os apoiadores de Ronaldo Caiado (PSD), 59% migram para o senador e 18% para Lula. Já entre os eleitores de Renan Santos (Missão), 40% optam por Flávio Bolsonaro e 20% pelo presidente.
Os eleitores de Renan Santos também são os mais propensos a votar em branco ou nulo, com 32%. Essa opção é considerada por 3% dos eleitores de Lula e Cury no primeiro turno, e por 6% dos de Caiado.
Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro no primeiro turno, 2% declaram que votariam em Lula agora. Dos que votaram no petista, 1% admitem apoiar Flávio no dia 25.
Detalhes da Pesquisa
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00223/2026. A coleta de dados ocorreu entre 13 e 15 de outubro, entrevistando 1.500 pessoas. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.

.png?f=default)