SEX · 02 OUT 2026Assine

JUSTIÇA

Moro diz que PF terá autonomia, com foco no crime organizado e corrupção

Futuro ministro dá rápida entrevista ao indicar titular da Secretaria Nacional de Justiça

Reuters

17 de dezembro de 2018 às 19:11

( Foto: REUTERS/Adriano Machado )

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse nesta segunda-feira (17) que a Polícia Federal terá autonomia no governo de Jair Bolsonaro, mas acrescentou que irá ressaltar o foco na atuação contra o crime organizado e a corrupção.

Em rápida entrevista, Moro anunciou a subprocuradora-geral de República Maria Hilda Marsiaj para comandar a Secretaria Nacional de Justiça.

"A PF terá autonomia para fazer seu trabalho. O máximo que farei é reforçar a necessidade de focar no crime organizado e no crime de corrupção", disse Moro.

O ministro ressaltou ainda que, ao terminar de nomear os principais nomes da sua equipe, sua expectativa é que o Ministério da Justiça tenha condições de agir com eficiência em todas as áreas, mas principalmente nessas duas.

Moro afirmou que a subprocuradora, que trabalha hoje na 4ª região, em Porto Alegre, foi escolhida pela "independência, integridade e eficiência". Marsiaj terá que deixar a carreira no Ministério Público Federal para assumir a Secretaria Nacional de Justiça, já que a legislação impede procuradores, assim como juízes, de ocuparem cargos públicos a menos que renunciem à carreira - como fez Moro.

De acordo com o futuro ministro, a SNJ, que já cuida de vários setores - inclusive imigração, cooperação jurídica internacional e da análise de nomes a serem indicados pelo presidente e tribunais federais e superiores - irá abarcar também a coordenação de registros sindicais, com a extinção do Ministério do Trabalho.

Assuntos relacionados