O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado federal André Janones (Rede-MG) para acompanhá-lo em duas viagens internacionais neste mês de novembro. A ideia é que os dois façam transmissões ao vivo durante a passagem pela Turquia, para a COP31, e pelas Filipinas. Janones confirmou que participará dos compromissos.
O convite foi feito na noite de quinta-feira (5), durante uma transmissão ao vivo dos dois, batizada de “live da vitória”, após a reeleição de Lula à Presidência. A conversa alcançou mais de 3 milhões de visualizações.
Ao apresentar a proposta, Lula sugeriu que o deputado acompanhe a agenda internacional e produza conteúdos para as redes sociais com o grupo de apoiadores que os dois chamam de “exército”.
“Eu vou participar da COP-31 e o Brasil vai chegar lá com muita força. Estou convidando o Janones, se ele quiser ir comigo, a gente pode ir lá e fazer umas livezinhas do nosso 'exército'. Depois da Turquia, eu vou fazer uma viagem de trabalho nas Filipinas. São mais 11 horas de voo e você aproveita e vai junto. Também podemos fazer uma live. É o nosso 'exército' itinerante no mundo”, disse o presidente.
VEJA MAIS
Lula quer intensificar presença nas redes sociais
Na mesma transmissão, o presidente afirmou que pretende ampliar o uso das plataformas digitais como canal de comunicação com a população durante o próximo mandato. Ele também destacou a importância que as redes tiveram na mobilização eleitoral.
“Eu vou utilizar mais a rede digital para conversar com o povo. Eu não vou esperar um novo governo, não. Eu vou começar 'ontem' a trabalhar isso. Eu vou começar a falar diretamente para que o povo não precise de ninguém para interpretar o que estou pensando”, declarou.
Canal de Janones chegou a 10 milhões de pessoas
A mobilização digital liderada por André Janones ganhou força depois do primeiro turno, quando Flávio Bolsonaro (PL-RJ) obteve 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula.
Naquele período, o deputado organizou o canal “Exército do Lula” no WhatsApp. Por meio da ferramenta, incentivava apoiadores a realizar tarefas para aumentar o alcance de publicações relacionadas ao petista. Ao término do segundo turno, o grupo havia reunido aproximadamente 10 milhões de pessoas.
