Eleições 2022: Diplomação dos eleitos no Pará será dia 21 de dezembro

Informação foi confirmada nesta quinta-feira, pelo TRE

O Liberal

A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no Pará aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual, nas eleições 2022, será no dia 21 de dezembro, uma quarta-feira, a partir das 17 horas, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Nesta etapa, a Justiça Eleitoral confirma que o político cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato, por isso ela é indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos que disputaram nas urnas.

No Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) foi escolhido para ficar à frente do Executivo Estadual por mais quatro anos, enquanto Beto Faro (PT) foi eleito para o Senado, com mandato de oito anos.

VEJA MAIS

Termina nesta quinta-feira prazo para mesários faltosos justificarem a ausência
As justificativas podem ser entregues nos cartórios eleitorais

Fluxo de veículos é tranquilo na Almirante Barroso; pequeno grupo de manifestantes está no local
Uma viatura da Polícia Militar continua no local monitorando o protesto

PRF afirma que 834 manifestações em rodovias federais foram desfeitas; há 10 interdições no Pará
Onze estados brasileiros ainda têm trechos com manifestações e bloqueios de rodovias federais

Além disso, dos 17 deputados federais escolhidos, 8 foram reeleitos. Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), dos 41 deputados estaduais, 22 conseguiram se reeleger.

Já a data da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin ainda ainda não foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por entregar o diploma aos eleitos para esses cargos. O TSE informou que a cerimônia irá ocorrer até o dia 19 de dezembro.

A posse dos eleitos aos cargos de presidente e governador ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2023, domingo – a partir da eleição de 2026, a data mudará para 6 de janeiro do ano seguinte ao pleito. Já os eleitos para cargos no legislativo - senadores, deputado federal e estadual - tomam posse em 1º de fevereiro do próximo ano.

Política
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA