SEG · 05 OUT 2026Assine

saiba onde

Eleições 2026: Candidatos podem vencer no 1º turno em 13 estados

Levantamentos da Quaest e Atlas/Estadão indicam que governadores podem definir a disputa na primeira rodada com base em votos válidos e margem de erro

O Liberal, com informações de Estadão Conteúdo

4 de outubro de 2026 às 09:42

( Foto: Bruno Peres/Agência Brasil )

Candidatos a governador em 13 estados podem garantir a vitória já no primeiro turno, segundo levantamentos recentes das pesquisas Quaest e Atlas/Estadão. O cálculo considera que os concorrentes podem atingir mais de 50% dos votos válidos, mesmo com a margem de erro. Os estados em que isso é possível são Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Acompanhe os bastidores e detalhes sobre o primeiro turno das Eleições 2026

Em Pernambuco, a pesquisa mais recente da Quaest, divulgada nesta terça-feira, aponta Raquel Lyra (PSD) com 52% das intenções de voto. O candidato João Campos (PSB) aparece logo atrás com 47%, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.

Já em Alagoas, JHC registra 49% e Renan Filho, 50%. Ambos os candidatos estão dentro da faixa que possibilita uma vitória no primeiro turno, ao se levar em conta a margem de erro também de dois pontos percentuais.

Cenário em estados do Norte e Nordeste

Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) soma 52% das intenções de voto contra ACM Neto (União Brasil), que tem 48%. No Maranhão, a eleição mostra uma distância maior entre os líderes: Eduardo Braide (PSD) aparece com 52%, enquanto Orleans Brandão (MDB) registra 35%.

A pesquisa Quaest na Paraíba indica Lucas Ribeiro (PP) com 61% das intenções de voto. Efraim Filho (PL) tem 23%, e Cícero Lucena (MDB), 16%. No Pará, o Dr. Daniel (Podemos) lidera com 57%, à frente de Hana Ghassan (MDB), com 40%.

No Ceará, Elmano de Freitas (PT) está numericamente à frente de Ciro Gomes (PSDB), com 50% e 49%, respectivamente. Os resultados colocam ambos os candidatos na faixa que pode superar os 50% dos votos válidos, indicando uma disputa acirrada, mas com um possível vencedor no primeiro turno.

Disputas em outras regiões

Em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) apresenta uma situação confortável, com 71% das intenções de voto. Seus adversários são João Rodrigues (PSD), com 14%, e Gelson Merísio (PSB), com 12%.

O mesmo ocorre em Roraima, onde Arthur Henrique (PL) detém 64% das intenções de voto, frente aos 34% de Soldado Sampaio (Republicanos). Mesmo com a margem de erro para baixo, o candidato do PL se mantém acima dos 50% com folga.

No Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP) registra 67% das intenções de voto, enquanto Fábio Trad (PT) tem 23%. Em Goiás, Daniel Vilela (MDB) marca 57%, superando Marconi Perillo (PSDB) (18%) e Wilder Morais (PL) (20%).

Em São Paulo, a pesquisa Atlas/Estadão, também divulgada nesta terça-feira, posiciona Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 57,4%. Fernando Haddad (PT) segue com 41,6% das intenções de voto.

Onde o 2º turno é mais provável

A situação no Rio Grande do Norte é mais apertada e um desfecho no primeiro turno é considerado improvável, embora ainda possível. Allyson Bezerra (União Brasil) aparece com 37%, seguido por Cadu de Lula (PT), com 32%, e Álvaro Dias (PL), com 29%.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.