SEX · 02 OUT 2026Assine

Eleições 2026

Candidatos às Eleições 2026 têm até 15 de setembro para validar dados na urna

Procedimento é necessário para evitar erros no nome, número ou foto exibidos na hora do voto

O Liberal

9 de setembro de 2026 às 20:49

( Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE do Pará) destaca que o prazo final para os candidatos confirmarem suas informações na urna eletrônica para as Eleições 2026 é o dia 15 de setembro. Até essa data-limite, quem concorre ao pleito precisa conferir, aprovar e validar os dados que vão aparecer na urna na hora do voto.

De acordo com o tribunal, o procedimento deve ser realizado, por meio do sistema "Bem na Foto", criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema permite que os candidatos visualizem antecipadamente os dados como eles vão aparecer na urna eletrônica, o que facilita a correção prévia de eventuais erros.

Além dos dados visíveis na tela do equipamento, como a foto, o número, o nome de urna, o nome fonético e o partido, o “Bem na Foto” possibilita a checagem das informações essenciais para a totalização dos votos, incluindo a data de nascimento, critério decisivo em caso de desempate.

Prazo final 15 de setembro

O TRE ressalta que o período para a conferência das informações encerra no dia 15 de setembro, quando também devem ser finalizados os julgamentos de todos os registros e possíveis substituições.

O cumprimento desse prazo é vital para o cronograma das eleições, pois antecede a fase em que a Justiça Eleitoral vai gerar as tabelas oficiais para a realização da lacração e inserção das informações nas urnas eletrônicas.

Após o dia 15, não será possível alterar os dados. Caso o candidato ou a agremiação não se manifeste até à data-limite, a Justiça Eleitoral validará as informações com base nos elementos disponíveis no registro original.

Validação é individual 

A validação no sistema "Bem na Foto" é individual e intransferível. O TRE Pará explica que o acesso exige autenticação de dois fatores (2FA) por meio do aplicativo e-Título (para quem possui foto e biometria cadastradas) ou pela conta gov.br.

Caso a pessoa candidata não tenha cadastro biométrico nem dispositivo móvel ou esteja sem o e-Título, a confirmação poderá ser feita, em caráter excepcional, pela respectiva agremiação partidária ou federação.

Para garantir a transparência do procedimento, a Justiça Eleitoral estabelece que a validação feita diretamente pela pessoa candidata prevalece sobre qualquer confirmação anterior realizada por partidos ou federações, não sendo permitido às agremiações modificar validações ou rejeições efetuadas individualmente.

Além disso, caso sejam identificadas inconsistências e algum dado seja rejeitado, a correção deverá ser solicitada formalmente via peticionamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe), exigindo uma nova validação no "Bem na Foto" após a alteração no processo.

A Justiça Eleitoral tem a prerrogativa de aceitar dados não validados ou rejeitar informações que estejam em desacordo com a legislação vigente.

Serviço:

Para acessar o sistema Bem na Foto, os candidatos devem entrar no portal do DivulgaCandContas, selecionar o módulo "Bem na Foto" e realizar a autenticação de segurança por meio do aplicativo e-Título ou da conta gov.br.

Dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta podem ser esclarecidas no Manual do Sistema "Bem na Foto", disponível em link no site do TRE, acesse aqui. Nessa mesma página do TRE do Pará, há informações sobre registro de candidaturas e prestação de contas eleitorais, entre outros assuntos relacionados às Eleições 2026.