O governador eleito do Pará, Dr. Daniel Santos (Podemos), criticou o promotor de Justiça Arnaldo Célio da Costa Azevedo nesta segunda-feira (26), após o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) se manifestar favoravelmente à devolução de seu passaporte e à retirada da proibição de deixar o Brasil.
Em publicação nas redes sociais, Daniel compartilhou o documento assinado pelo promotor e fez duras declarações contra o integrante do Ministério Público. “Até me envergonho de ter um parecer favorável de um bandido desse!”, escreveu. Na mesma publicação, o governador eleito afirmou que Arnaldo Azevedo deveria se declarar suspeito e mencionou a chamada “Máfia dos Guinchos”, em Ananindeua.
O episódio ocorre em meio a um histórico de embates entre os dois. Arnaldo Azevedo participou das investigações das operações Aqueronte e Hades, que apuraram suspeitas de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro durante a gestão de Daniel Santos na Prefeitura de Ananindeua.
As investigações resultaram em medidas judiciais contra o então prefeito, que negou irregularidades e alegou perseguição política.
Parecer do Ministério Público
Em manifestação datada desta segunda-feira (26), o promotor Arnaldo Azevedo considerou o cumprimento das medidas judiciais, o tempo decorrido e a condição de Daniel Santos como governador eleito do Pará para se posicionar favoravelmente ao pedido de devolução do passaporte e à retirada da restrição de saída do país.
O posicionamento do Ministério Público representa uma manifestação favorável ao pedido apresentado por Daniel Santos, mas não encerra a questão. A decisão final sobre a devolução do passaporte e a retirada da proibição de deixar o Brasil cabe à Justiça.

