O advogado Danilo Brasil Lopes foi preso no final da tarde desta terça-feira (20), suspeito de tentar matar a ex-mulher com várias facadas em um apartamento na avenida Governador José Malcher, no bairro de Nazaré, em Belém. O crime ocorreu nesta segunda-feira (19). A vítima sofreu diversas facadas no corpo, incluindo perfurações nos pulmões, passou por cirurgia e se recupera Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital de Belém.
A prisão em flagrante foi feita por equipes da Delegacia de Enfrentamento ao Feminicídio e Outras Mortes Violentas em Função de Gênero (Defem), da Polícia Civil do Pará. Assim que tomou conhecimento da ocorrência, a equipe da Defem iniciou diligências para localizar o suspeito, que é advogado. Após buscas contínuas, os policiais identificaram o paradeiro do investigado em um hotel localizado no bairro da Campina, onde a prisão foi realizada na tarde desta terça-feira.
De acordo com o relato da vítima para familiares, ela foi atraída para o apartamento da mãe do ex-marido Valena Lopes com a desculpa para conversarem para uma possível reconciliação. O casal estava separado há aproximadamente quatro meses. O casamento entre os dois durou cerca de três anos. Durante o período em que estavam separados, a vítima chegou a conseguir uma medida protetiva contra o advogado, mas retirou o pedido.
A vítima contou para os familiares que o advogado Danilo Lopes chegou ao apartamento e tirou uma faca que carregava com ele partindo para cima da ex-esposa. A vítima jogou dois vasos em cima do suspeito para se defender. Os dois entraram em luta corporal. A mãe do suspeito Valena Lopes ainda ajudou o filho segurando a vítima para que advogado matasse a ex-esposa. Danilo desferiu vários golpes de faca, três com maior gravidade atingiram o pulmão e o passaram perto do coração. A vítima conseguiu tirar a arma do agressor e fugir para pedir socorro para os vizinhos.
A mulher agredida desceu vários andares de escadas até chegar à recepção do prédio e cair no chão. Ela foi socorrida por um Policial Militar, morador do prédio, e pelo porteiro que chamou a polícia. Danilo Lopes fugiu em seguida.
A família da vítima divulgou que, mesmo após estar sendo procurado pela polícia, Danilo Lopes enviou várias mensagens por aplicativo de mensagens para os amigos e familiares da vítima se vangloriando do crime. O suspeito mandou mensagens para várias pessoas xingando a ex-mulher e a irmã dela como garotas de programas.
Uma das irmãs da vítima informou à reportagem que a primeira coisa perguntada pela irmã foi se o ex-marido já havia sido preso. A vítima e seus familiares querem justiça. Eles acusam que Danilo Lopes e a mãe Valena Lopes premeditaram o feminicídio.
"Eles disseram que a mãe dele não estava no apartamento, isso não é verdade. A minha irmã só foi até lá porque foi atraída pela mãe do Danilo, que disse que queria conversar com ela para eles voltarem. Elas ficaram conversando no apartamento enquanto esperavam o Danilo voltar. A mãe dele já sabia que ele ia tentar matar. Em um dos momentos, a mãe dele disse 'hoje, o Danilo vai te dar um presente que tu nunca mais esquecer na tua vida'", detalhou a irmã.
A irmã da vítima relatou ainda que Danilo Lopes sempre foi um homem violento e que nos últimos meses ameaçava vários familiares da ex-mulher de morte. Mesmo após tentar matar a ex-mulher, Danilo continuou com as ameaças. "Ele passou áudios para todos os amigos e familiares dizendo que se fosse preso ia esperar por 8 a 10 anos para terminar o crime. A família tem todo esse material. Ele mandou fotos no espelho com sangue da minha irmã. Foi tudo premeditado", alega a familiar.
O advogado da família Darley Tavares informou que acompanha o caso. O suspeito foi encaminhado para a DEAM e depois foi transferido para a Seccional da Marambaia, onde ficará ficará preso. Nesta quarta-feira (21), o suspeito passará pela audiência de custodia, onde o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deverá pedir a prisão preventiva de Danilo Lopes. O advogado da família pedirá a suspensão preventiva do exercício da profissão para a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA).
"Nosso corpo jurídico que está trabalhando que a família entende que eles correm risco se ele for solto. A gente não sabe o que pode vir a acontecer. Todo esse arcabouço foi premeditado, ele comprou a faca e fez tudo isso, chamou a vítima para o apartamento", confirmou. O advogado afirmou que pedirá para a delegada responsável incluir a mãe do suspeito como cúmplice no crime. "Ela se torna participante do crime. Isso vai ser apurado e investigado pela polícia, não podemos tomar juízo de valor com relação a isso, mas a mãe dele segurou a vítima para dar as facadas. A vítima ainda vai prestar depoimento quando estiver melhor", afirmou. O advogado da família também irá solicitar medidas protetivas para todos os familiares da vítima.
POLÍCIA - De acordo com a delegada Adriany Carvalho, titular da Defem, a vítima sofreu intenso sangramento em decorrência dos ferimentos. A identificação do local onde o investigado estava hospedado foi possível após a análise de uma fotografia enviada por ele a um familiar da vítima.
“Nossas equipes iniciaram as buscas imediatamente após tomar conhecimento do crime. Durante as diligências, analisamos uma fotografia enviada pelo próprio investigado a um familiar da vítima, o que permitiu identificar o hotel onde ele estava hospedado. Confirmamos sua presença no estabelecimento e efetuamos a prisão no quarto em que se encontrava”, explicou a delegada.
Após a prisão, o homem foi conduzido à unidade especializada, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O investigado permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil do Pará reforçou o compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da investigação de crimes dessa natureza e da adoção das medidas legais cabíveis para a responsabilização dos envolvidos.

