Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Estudante que não compareceu ao Enem 2021 pode solicitar reaplicação da prova até a sexta (3)

Isso vale para os participantes que estavam com sintomas de doenças infectocontagiosas ou foram afetados por problemas logísticos

Dilson Pimentel/ O Liberal

Quem não compareceu ao Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (impresso e digital) por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas pode solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, até a próxima sexta-feira (3). É necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde. O prazo de solicitação para reaplicação também vale para as pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências previstas em edital.

Entre as situações que possibilitam a realização das provas em nova data estão desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.

As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Inep divulgou, em entrevistas coletivas realizadas em 21 e 29 de novembro, os dados preliminares do balanço da aplicação do primeiro e do segundo dia de provas do Enem 2021. Os dados definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados. Nas apresentações dos balanços, é possível visualizar as taxas e os números de presença por unidades da Federação, além dos números gerais de eliminações e ocorrências.

Quem tiver a solicitação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020. Os resultados do Enem serão divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022. Já os treineiros receberão os resultados 60 dias depois.

Os dados do Enem PPL e da nova oportunidade para isentos que faltaram ao Enem 2020 estão disponíveis no Press Kit do exame (páginas 32 e 33, respectivamente): https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2021/presskit/Press_kit_Enem_2021.pdf

No Pará, 1.756 estão inscritos para o Enem para pessoas privadas de liberdade

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). No Pará, estão inscritos 1.756 participantes.

Segundo o Inep, o número crescente de participantes revela o sucesso da iniciativa, possível pela parceria do MEC e do Inep com as secretarias estaduais de Segurança Pública, de Administração Penitenciária, de Direitos Humanos e de Educação. As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema on-line. Há provas em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.

Balanço da segunda prova do Enem no Pará, realizada no dia 28 de novembro 

Enem impresso: Municípios: 77

Locais de prova: 722

Salas de prova: 8.500

Enem Digital:

Municípios: 2

Locais de prova: 3

Salas de prova: 24

Enem Impresso

Inscritos: 167.239

Presentes: 114.674 (68,6%)

Ausentes: 52.565 (31,4%)

Digital:

Inscritos: 410

Presentes: 204 (49,8%)

Ausentes: 206 (50,2%)

Fonte: Inep

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ