CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Motoristas de vans e micro ônibus querem voltar a trafegar

Mário Jorge Barros e Arouck

Dilson Pimentel
fonte

A suspensão de atividades por causa da pandemia do novo coronavírus prejudicou os trabalhadores que atuam em vans e micro-ônibus que fazem viagens intermunicipais e também quem depende desse meio de locomoção. “Estamos parados em alguns interiores, como Salinas, há quase 90 dias. Em outros municípios, há 60 dias”, diz Mário Jorge Barros e Arouck, presidente do Sindicato dos Proprietários de Vans e Micro-Ônibus dos Operadores Autorizados no Transporte Alternativo do Estado do Pará (Sinprovan).

“Estamos passando por dificuldades. Noventa por cento dos nossos veículos são financiados por banco. Alguns bancos fizeram um acordo, que já venceu. E estamos com dificuldade de retomar essa negociação do pagamento das parcelas”. Arouck diz que o sindicato já apresentou ao governo do Estado um protocolo de retomada das atividades pela categoria. “Estamos tendo reuniões constantes com a Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará) para o serviço do intermunicipal voltar. Nós não estamos sozinhos nessa batalha. Estamos com o sindicato do serviço convencional, lutando para que possamos voltar o mais rápido possível, porque o serviço do intermunicipal está agonizando”, disse.

Empregos

Segundo o presidente do Sinprovan, essa é uma atividade que gera muito emprego. “Só no serviço do transporte alternativo temos 500 veículos no Estado. E 90% deles estão parados, cujos trabalhadores estão com bastante dificuldade de levar o pão de cada dia para casa”, contou.

“Cada veículo, em sua maioria, sustenta três pais de família. São mais de mil empregos diretos e indiretos. Além de toda estrutura para movimentar esse sistema, como os terminais rodoviários, cooperativas e associações nos interiores. Transportamos em torno de 40 mil passageiros por dia. E isso só do alternativo, fora o serviço convencional das empresas”, afirmou.

Mário acrescenta: “Estamos com todos os protocolos de higiene sanitária. Todos os passageiros só sobem com máscara, temos álcool em gel dentro do veículo, os tripulantes do veículo estão todos de máscara também”. Em 26 de maio, o Sinprovan encaminhou ofício ao governador Helder Barbalho, afirmando “que as vans e micro-ônibus autorizados já estão preparadas a operar dentro das normas que foram determinadas nos decretos relativos à pandemia”.

Procurada, a Arcon informou que as viagens intermunicipais continuam suspensas, conforme decreto do Governo do Estado. Estão liberadas apenas as viagens entre os municípios da Região Metropolitana de Belém. Para as outras cidades, podem os deslocamentos de transporte de cargas, atividades profissionais e para tratamento de saúde.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ