Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, estudantes paraenses têm à disposição uma programação de aulões gratuitos para reforçar a preparação e esclarecer dúvidas antes das provas. As atividades incluem opções presenciais, em diferentes instituições de Belém, e aulas online promovidas por organizações estudantis e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Uma das iniciativas será realizada nesta sexta-feira (6), pela Frente Estudantil da Universidade Federal do Pará (FUCB). O aulão online terá conteúdos de redação, língua portuguesa e literatura, das 18h às 21h, por meio da plataforma Google Meet. A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia pelo formulário disponibilizado pela organização: https://forms.gle/dJuAzqUHqFxTHGfw6.
No sábado (7), a programação contará com diferentes atividades presenciais em Belém. A Faculdade Cosmopolita promove um aulão de redação, a partir das 9h, no auditório da instituição, localizado na avenida Tavares Bastos, nº 1313, no bairro da Marambaia.
Também no sábado, o projeto Universidade Para Todos realiza o Enem - Revisão de Véspera Presencial, com aulas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. A atividade será das 8h às 13h, no auditório da UNAMA, na unidade Alcindo Cacela. O evento é gratuito e contará com sete professores: Jean Rendeiro (História), Joana Vieira (Redação), Thiago Rocha (Geografia), Celso Flexa (Redação), Mauro Nascimento (Português), André Douglas (Português) e Argolo Neto (História). A iniciativa tem apoio da UNAMA e da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
Outra opção é o aulão promovido pelo CEBRAC, que terá conteúdos de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A atividade será das 15h às 18h, na unidade localizada na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 860, no bairro de Nazaré. Para participar, os interessados devem realizar inscrição pelo WhatsApp (91) 99257-6595.
Enem Pará Digital
Os estudantes da rede pública estadual também contam com uma programação especial de revisão por meio do Enem Pará Digital, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizada pelo Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep).
O projeto promove aulões ao vivo de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h15, com conteúdos organizados conforme os dois dias de aplicação do exame. Entre os dias 3 e 6 de novembro, as aulas contemplam Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, áreas cobradas no primeiro dia de provas. Já de 9 a 13 de novembro, a revisão será dedicada a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com foco no segundo dia.
As transmissões são realizadas gratuitamente pelo canal do Cemep no YouTube. As aulas reúnem professores que trabalham com resolução de questões, integração entre conteúdos e orientações sobre temas e habilidades relevantes para a avaliação.
Segundo o diretor do Cemep, professor Thomas Jefferson, a revisão na reta final busca aproximar os conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio das exigências do exame e proporcionar mais segurança aos estudantes.
“Nosso objetivo é oferecer aos estudantes uma revisão direcionada, com professores trabalhando os conteúdos, resolvendo questões e esclarecendo dúvidas. Queremos que eles aproveitem esse momento para retomar o que aprenderam ao longo do Ensino Médio e se sintam mais seguros para enfrentar os dois dias de prova”, afirma.
Lançado pela Seduc em agosto, o Enem Pará Digital integra a Política Estadual de Educação Digital Preparatória para o Enem e tem como público aproximadamente 85 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.
Veja a programação de aulões gratuitos para o Enem 2026
Sexta-feira (6/11)
- FUCB – Aulão online de redação, português e literatura
Horário: 18h às 21h.
Local: Google Meet.
Inscrições: formulário online.
Sábado (7/11)
- Universidade Para Todos – Revisão de Véspera
Horário: 8h às 13h.
Local: Auditório da UNAMA, unidade Alcindo Cacela.
Entrada: gratuita.
- Faculdade Cosmopolita – Aulão de Redação
Horário: 9h.
Local: Auditório da Faculdade Cosmopolita, avenida Tavares Bastos, nº 1313, Marambaia.
Entrada: gratuita.
- CEBRAC – Aulão de Matemática e Ciências da Natureza
Horário: 15h às 18h.
Local: avenida Governador Magalhães Barata, nº 860, Nazaré.
Inscrições: WhatsApp (91) 99257-6595.
- De segunda a sexta-feira – Enem Pará Digital
Horário: 14h às 17h15.
Local: transmissões ao vivo pelo canal do Cemep no YouTube.
Período: 3 a 6 de novembro (Linguagens e Ciências Humanas) e 9 a 13 de novembro (Ciências da Natureza e Matemática).
Participação: gratuita e online.
