CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Duas cidades paraenses registram mais eleitores em 2020 do que habitantes; saiba quais

Um dos fatores que influencia é de que pessoas que votam em um município não necessariamente moram nele

Redação Integrada com informações do Metrópoles

Jacareacanga, no sudoeste do Pará, e Pau D’Arco, no sudeste, registraram mais pessoas votando em 2020 do que habitantes estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, 130 cidades tiveram o número de eleitores maior do que a população.

JACAREACANGA:
Número de eleitores: 8567
População estimada: 7590

PAU D'ARCO:
Número de eleitores: 5851
População estimada: 5410

O contraste entre os dois dados parece indicar um cálculo errado, mas isso ocorre porque o IBGE mede a população das cidades só de 10 em 10 anos, que é quando são projetadas as mudanças na demografia dos estados. A metodologia, no entanto, é suscetível a erros, porque eventos econômicos ou desastres podem acontecer nesse período, mudando o processo anterior de evolução da população.

“A construção de uma usina hidrelétrica, por exemplo, muda a dinâmica de municípios muito pequenos. O fechamento de refinaria de petróleo também pode causar a evasão da população de um município porque não há mais emprego”, explicou a demógrafa do IBGE, Izabel Marri. Entre todos os casos das cidades com mais eleitores do que habitantes estimados, a maior é Nazária (PI), com 8,6 mil habitantes estimados pelo IBGE.

Um outro fator é que as pessoas que votam em um município não necessariamente moram nele. Os brasileiros não são obrigados a informar para a Justiça Eleitoral mudanças de cidade. Assim, é possível ter um título de eleitor cadastrado em um local e viver em outro.

Além disso, a estimativa populacional é utilizada para calcular quanto cada cidade deve receber do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fundo montado com parte da arrecadação de diversos tributos, que são redistribuídos para as cidades é que levam em conta a população para definir quanto cada cidade vai receber.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ