CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 2,6 mil presos realizam provas do Encceja nas casas penais do Pará

Ao todo, 2.656 internos prestarão o exame para garantir a conclusão dos estudos a nível fundamental e médio

O Liberal
fonte

A realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) nas unidades penais do Pará, que começou na quarta-feira (13), vai até esta quinta-feira (14). Ao todo, 2.656 custodiados do sistema penitenciário prestarão o exame para garantir a conclusão dos estudos a nível fundamental e médio. A educação é um importante instrumento de ressocialização. Além do mais, também permite reduzir o tempo de condenação do interno, que é a remição de pena.

A participação de pessoas privadas de liberdade no Encceja é muito importante para elas conseguirem finalizar o estudo primário e secundário mais rápido. O fundamental é de 177 dias e o médio é de 133. Os investimentos educacionais ofertados ao público privado de liberdade têm, portanto, contribuído para elevar os níveis de educação a novos parâmetros, auxiliando na conquista do espaço deles para a mudança de vida por meio dos estudos.

A prova do Encceja ocorre anualmente e atende a todos os brasileiros que desejam concluir os estudos. As inscrições começaram em agosto e os custodiados vêm se preparando desde o início do ano, para a realização da prova, que acontece hoje e amanhã para a conclusão do ensino fundamental e médio, respectivamente. Por meio das iniciativas de educação, pode-se contemplar resultados transformadores nas casas penais do estado, como a erradicação do analfabetismo; conclusão dos estudos de custodiados com o ensino fundamental ou médio incompleto e o acesso ao ensino superior através das notas do Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e bolsas de estudos para o ensino superior, em  faculdades particulares, informou a Seap.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ