Cametá dá início à temporada de pesca do mapará nesta sexta (1º)

A data já é tradição no município, onde a pesca do mapará foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado

Kamila Murakami / Especial para O Liberal
fonte

Pescadores e moradores de Cametá celebram a abertura da temporada de pesca do mapará, que começa na próxima sexta-feira (1º). O evento se tornou uma tradição do município, localizado na região nordeste do Pará, e atrai turistas de todos os cantos do estado e do país.

VEJA MAIS

image Programação marca retorno das atividades de pesca em Igarapé-Miri, nesta sexta (01)
A expectativa é que 80 toneladas de peixes sejam pescados já no primeiro dia

image Prefeitura de Cametá e Cametá Sport Club doam mil ingressos para crianças de 10 projetos sociais
Iniciativa garantiu inclusão de centenas de crianças que assistiram ao jogo do Cametá e Bragantino, no parque do Bacurau

A pesca do mapará é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e já faz parte do calendário dos cametaenses. Ha mais de 100 anos os nativos da região celebram com alegria a retomada da atividade pesqueira, que é uma importante fonte renda das famílias do município.

O mapará é um peixe da água doce abundante em Cametá e está presente nos pratos mais tradicionais da culinária regional. Além de um item importante na alimentação, o peixe é um dos maiores símbolos da cidade, e constitui uma das principais formas de subsistência das populações ribeirinhas.

A pesca é proibida durante o defeso, período em que acontece a reprodução dos peixes. A tradição é uma importante ferramenta na manutenção e preservação da espécie. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ