Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Barcarena constrói santuário dedicado à Nossa Senhora de Nazaré

Ainda é possível colaborar com a construção do santuário, que terá capacidade para 1,2 mil pessoas; saiba como

Evandro Santos / Especial para O Liberal

A Igreja Católica está construindo no município de Barcarena um santuário que será dedicado a Nossa Senhora de Nazaré. A nova igreja começou a ser erguida em 2019 e já está na fase de armação da cobertura. Mas ainda há muito serviço pela frente. O templo religioso terá capacidade para 1.200 pessoas e espaços para o uso comunitário como auditório, lanchonete, capela mortuária, área administrativa e a casa paroquial.

O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré de Barcarena será um dos edifícios mais belos da região do Baixo-Tocantins. A missa de dedicação do templo está prevista para 1º de novembro em cerimônia que deve reunir várias autoridades, entre elas, o bispo da diocese local, dom José Maria Reis. Os católicos estão se mobilizando para terminar a obra o quanto antes e, para isso, realizam campanhas para levantar recursos financeiros.    

As doações chegam de várias partes, mas a principal ajuda vem do dízimo pago pelos fiéis da Matriz e de suas 77 comunidades. Alguns comerciantes e empresários também estão engajados na campanha de arrecadação de doações para a obra. O novo projeto é arrojado, moderno e dependerá de grande volume de recursos para ser concluído. O custo da obra está estimado em R$9 milhões.

O projeto de construção do santuário paroquial de Barcarena teve início depois que a antiga matriz da sede municipal foi demolida, por conta de sérios problemas na estrutura. Em maio de 2018, a igreja corria risco de desabamento.  Na época, um laudo constatou "pequena, porém apreciável risco de sinistro imediato, com potencial danos e prejuízos pessoais e materiais". O espaço foi fechado e as missas passaram a ser rezadas, até hoje, no salão social.

A paróquia matriz é dedicada a São Francisco Xavier e Nossa Senhora de Nazaré. É símbolo de identidade religiosa, além de ser ponto de chegada do Círio de Nazaré realizado no município no mês de novembro. A antiga estrutura foi construída por missionários xaverianos e foi uma das primeiras edificações de Barcarena.

 

Como colaborar com a construção do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Barcarena

Os interessados em contribuir com a construção do santuário de Barcarena podem entrar em contato com a secretaria da paróquia pelos telefones (91) 99213-3759 ou 99221-0312. Quem preferir, pode doar direto na conta corrente nº 577058-0, agência 056 – Banpará, AG: 3500-9/ CC: 113620-8 – Banco do Brasil ou PIX CNPJ: 727.757.0006-11.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ