Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

A relação entre atividade física e depressão

Existem inúmeros relatos de pessoas que venceram a depressão graças a alguma atividade física ou algum esporte

Natasha Rêgo/ Especial para O Liberal

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. Isso quer dizer que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como AIDS e câncer. A saúde mental é estabelecida como um estado de bem-estar em que a pessoa consegue enfrentar as dificuldades normais da vida, realiza seu trabalho de forma produtiva, está ciente de suas habilidades e apto a contribuir para a sua comunidade. 

Precisamos falar mais da prevenção ao suicídio. As pessoas tem como objetivo o fim do sofrimento pelo qual estão passando e o único jeito que enxergam no momento para cessar a dor é a morte. O sofrimento pode ter várias naturezas, como culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, humilhação, entre outros. Normalmente os suicídios são planejados e sinalizados antes pela pessoa, elas pedem ajuda e avisam de maneira consciente e inconsciente. Reconhecer os sinais e oferecer apoio podem prevenir uma tentativa e iniciar um novo caminho de superação do sofrimento. 

O tratamento para evitar a depressão, ansiedade, medo e os demais citados acima são vários. Por exemplo, procurar um profissional, desenvolver e fortalecer a autoestima, autoconfiaça e a resiliência, resgatar novos sonhos e objetivos, diminuir a autocobrança, ter o habito de uma alimentação saudável, fazer ATIVIDADE FÍSICA etc.

Muitos de vocês devem se perguntar qual a relação da atividade física com a depressão. Existem estudos que apontam que a atividade física apresenta-se eficaz na diminuição de sintomas da depressão, melhorando de maneira geral o estado de humor, o apetite, a qualidade do sono e a autoestima, surpreendendo positivamente, tanto na saúde física como na saúde psicológica. 

Na prática da atividade física liberamos endorfina, conhecida como hormônio do bem-estar (Natasha Rêgo/ Especial para O Liberal)

Quando praticamos a atividade física liberamos um hormônio chamado endorfina, que é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. A endorfina é transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células e é chamada de hormônio do bem estar. Por isso, é capaz de gerar um estado de euforia natural, aliviando os sintomas da depressão. Qualquer atividade física é válida e de extrema importância. A caminhada, os esportes, musculação, cross, corrida, artes marciais , yoga, pilates entre outras. 

Existem inúmeros relatos de pessoas que venceram a depressão graças a alguma atividade física ou algum esporte. Os próprios médicos recomendam, e não é por menos, a prática de esportes como uma grande aliada no tratamento da depressão. 

Pode até parecer estranho, pois quem se encontra nesse estado, não tem ânimo para sair de casa e fazer algum exercício, mas acredite que vale muito a pena. Apenas trinta minutos de exercício por dia ja é o suficiente para que os sintomas clássicos de depressão sejam reduzidos, melhorando significamente a qualidade de vida. Aqui mesmo no nosso município, são disponibilizadas aulas fornecidas pela prefeitura de Barcarena, na ACADEMIA DA SAÚDE, localizada no laranjal, rua Manoel Antonio Ferreira, em frente a praça e ao lado da UBS. As aulas são ministradas por mim a 5 anos e tenho relatos extraordinários de muitas alunas que se encontravam no estado de depressão e sempre em seus depoimentos ressaltam o quanto as aulas as ajudaram a superar de forma significativa. 

Portanto meus queridos leitores, não ignorem os sinais das pessoas que suplicam por ajuda sem falar, direcione-as para especialistas, aconselhe-as a praticar exercícios, pois não é só o fato de fazer a atividade ou liberar hormonais, mas também a interação com as pessoas, o fazer novas amizades, a troca de informações. Coisas comuns de acontecer quando está no meio de outras.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ