Nove municípios do sudeste paraense discutem expansão da oferta de vagas na graduação

Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte e Piçarra debateram fortalecimento do projeto estadual Forma Pará

João Thiago Dias / Com informações da Agência Pará

Na última terça-feira (15), nove municípios paraenses discutiram o fortalecimento do projeto estadual Forma Pará, que visa dar mais oportunidade de formação superior em localidades que não possuem polos de universidades públicas ou onde não haja a oferta de determinado curso. A reunião foi entre o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, e representantes de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu, Goianésia do Pará (sede da reunião), Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte e Piçarra.

Lançada em agosto de 2019, a iniciativa possibilita a união entre Governo, Instituições Públicas de Ensino Superior (IESs), prefeituras e associações municipais, no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica). A meta é ofertar 80 turmas, com uma média de 50 vagas cada, distribuídas por mais de 40 municípios, o que permitirá a formação de cerca de 4 mil novos profissionais no período de quatro anos.

A parceria conta com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

O coordenador institucional do programa Forma Pará na Unifesspa, Raimundo Oliveira, destacou o fortalecimento na instituição. "Estamos com dois cursos funcionando e sete para iniciar em breve. A universidade está muito convicta de que esta é a saída para que possamos levar ensino público com pesquisa e extensão e contribuir com o desenvolvimento da nossa região, principalmente, essa região que tem como mola propulsora o agronegócio", lembrou.

Editais

No dia 4 de setembro, foram publicados editais com 405 vagas do Forma Pará. Para a Unifesspa: Abel Figueiredo (Administração - 50 vagas); Bom Jesus do Tocantins (Ciências Contábeis - 50 vagas); Itupiranga (Pedagogia - 50 vagas); Jacundá (Psicologia - 35 vagas); Ourilândia do Norte (Zootecnia - 40 vagas); Piçarra (Medicina Veterinária - 40 vagas); e Tailândia (Engenharia Ambiental - 50 vagas). Para a Ufopa: Novo Progresso (Engenharia Sanitária e Ambiental - 50 vagas); e Rurópolis (Agronomia - 40 vagas).

Os editais estão no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela realização dos processos seletivos. O período de inscrições começou no dia 9 de setembro e segue até 22 de outubro.

O Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!