CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Zelenski aponta cooperação entre Rússia e entidades na China para ataques à Ucrânia

Estadão Conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, divulgou nesta quarta-feira, 24, na sua conta do X trechos do relatório realizado pelo chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Ucrânia, Oleg Ivashchenko, em que revela tentativas da Rússia de retirar suas empresas de energia das sanções globais. Segundo a mensagem, a Ucrânia vai se comunicar com seus parceiros para garantir que a pressão continue funcionando.

O documento também aponta que foram registrados maiores laços entre a Rússia e entidades na China que podem estar fornecendo dados de inteligência.

Segundo o presidente ucraniano, houve correlações entre imagens de satélite chinesas do território ucraniano e ataques russos nas correspondentes instalações de infraestrutura energética. "Vemos tais casos como atividades que permitem à Rússia prolongar a guerra e tornar os esforços diplomáticos menos sérios", disse.

O relatório ainda chama a atenção também para os desdobramentos dos sistemas Oreshnik no território da Bielorrússia. "Acreditamos que a proliferação agressiva de tais armas representa uma ameaça global e cria um precedente perigoso. Instruí que opções de resposta sejam preparadas em conjunto com nossos parceiros", disse Zelenski no X.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO