Mudança no Telégrafo: Rua do Una volta a ter sentido duplo

Alteração no sentido da via começa a valer a partir do dia 3 de junho e foi baseada em pesquisa de campo

João Thiago Dias / Com informações da Semob

A partir do dia 3 de junho, a Rua do Una, no bairro do Telégrafo, em Belém, voltará a ter sentido duplo em toda a sua extensão, no perímetro compreendido entre a travessa José Pio até a rua Coronel Luis Bentes. A reversão virá pouco antes das mudanças no sentido das ruas do bairro completarem um ano de implementação.

Quem informa é a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que adotará a medida baseada em dados técnicos e na pesquisa de opinião de quem vive e circula pela área. 

Mudanças nas ruas do Telégrafo em 2018

As mudanças no bairro do Telégrafo foram iniciadas no segundo semestre de 2018, quando foram alterados os sentidos da rua do Una, Magno de Araújo, Municipalidade, além das travessas Djalma Dutra e José Pio, com o objetivo de melhorar a mobilidade na área e dentro de um planejamento macro que envolveria outras mudanças viárias que impactariam diretamente nos bairros do Telégrafo, Sacramenta, Umarizal e Reduto. 

Esse planejamento foi refeito, visto que os bairros serão englobados pelo BRT Centenário (que se encontra em fase de elaboração do projeto conceito) e, diante disso, a equipe técnica da Semob  decidiu avaliar o atual cenário da circulação no Telégrafo.

93% da população ouvida optou pelo retorno do duplo sentido na Rua do Una

Uma pesquisa de campo foi realizada, com avaliações técnicas e de opinião junto à população. Foram ouvidas 390 pessoas e, de imediato, o primeiro resultado será o retorno da Rua do Una à circulação original, atendendo à sugestão de 93% da população ouvida.

“As mudanças que foram implementadas trouxeram muita mobilidade a quem está na área central de Belém e deseja chegar ao Telégrafo, mas não a mesma vantagem a quem quer ir em direção ao centro ou se deslocar dentro do bairro. A própria população nos apontou alguns trajetos que agora obrigam a um deslocamento muito grande e desnecessário, e que serão evitados com o retorno da Rua do Una ao seu sentido original”, explica o diretor geral da Semob, Carlos Valente, que também responde pela diretoria de Mobilidade do órgão.

Melhor acesso à Uepa

Valente diz que uma das preocupações com o retorno ao sentido original é garantir melhor acesso à Universidade do Estado do Pará (Uepa), que sentiu o impacto das mudanças realizadas no ano passado.

“Não podemos ignorar que a Uepa é um grande polo gerador de tráfego que funciona diuturnamente, com um quadro docente, discente e administrativo grande, e quem quer acessá-la muitas vezes não conseguia fazer isso sem dar uma volta muito grande. Quem sai da Arthur Bernardes ou da Djalma Dutra em direção à universidade tem, por exemplo, que fazer uma volta muito pela Curuçá”, descreve Valente.

“Não só vamos solucionar esse gargalo, como vamos aproveitar o trabalho de sinalização para regulamentar um estacionamento no trecho da Rua do Una entre Djalma Dutra e José Pio, um perímetro largo, que comporta uma boa área para veículos e beneficiará os usuários”, completa.

Diminuição do tráfego da Rua Curuçá

Outra vantagem imediata com a mudança será a diminuição do tráfego da Rua Curuçá, uma das mais impactadas após as primeiras mudanças na área.

“No atual desenho viário todo o tráfego está sendo jogado para a Curuçá, que ficou sobrecarregada. Com essa medida vamos reduzir a demanda que vai para esta rua só para fazer um looping”, justifica Valente, informando que, a partir do dia 3, uma campanha educativa será realizada durante 15 dias no local para orientar condutores, pedestres e ciclistas sobre as mudanças.

Não há previsão, por enquanto, de alteração em itinerário de ônibus no bairro, o que será avaliado pela diretoria de Transporte da Semob somente após a mudança.

O Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!