CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pensamento Verde: Reciclagem estimula hábitos sustentáveis

Municípios, cooperativas e empresas que investem em sustentabilidade têm ganhos ambientais, sociais e econômicos, como a geração de emprego e renda

Valéria Nascimento

Belém está longe de andar sozinha na condução de processos de reciclagem do lixo urbano. Prova disso é o fato da maior indústria do setor, instalada no Distrito Industrial de Ananindeua, ter de comprar resíduos plásticos da cidade de Manaus, capital do Amazonas, para reciclar o insumo em seu processo fabril, informa o doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Pinho.

Ele afirma que todas as condições estão postas em Belém. "Nós temos o gerador (população e organizações), os catadores que fazem a coleta e os intermediários, a Riopel (Riopel Comércio de Aparas de Papel Ltda.), que capta a maior parte de resíduos como papel e papelão; há também pequenas indústrias de reciclagem, principalmente de plástico, mas por não ter uma campanha sistematizada que garanta a qualidade dos resíduos, algumas empresas têm de importar resíduos".

Doutora em Ciências Ambientais e cofundadora da startup Cyclage Soluções Ambientais, Renata Câmara explica que a reciclagem é a ação e o efeito de reciclar, aplicar um processo sobre um material para que se possa voltar a utilizá-lo. "O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características".

BENEFÍCIOS 

Tanto Paulo Pinho como Renata Câmara apontam impactos positivos importantes para a necessidade de um município realizar a reciclagem dos resíduos sólidos. Há ganhos ambientais, sociais e econômicos, como exemplo a geração de emprego e renda para os catadores individuais, às cooperativas de materiais recicláveis e mesmo aos pequenos sucateiros. 

As vantagens dos processos regulares de reciclagem incluem ainda a diminuição de gastos com a limpeza pública e, claro, a mudança de hábitos coletivos e valores no que diz respeito à proteção ambiental e à conservação da vida. Por exemplo, há um aumento da vida útil de aterros sanitários a partir da redução de resíduos que deixarão de ser encaminhados para esses locais, há também redução do volume de gases colaboradores do efeito estufa que seriam lançados na atmosfera com a queima a céu aberto, atualmente realizada nos aterros sanitários País afora.

Os especialistas destacam ainda como vantagens da reciclagem o aumento do ciclo de vida das matérias-primas coletadas, o que reduz a extração de matéria-prima virgem para a fabricação de novos produtos, como o petróleo, minério, água, extração de árvores e consumo de energia. 

Belém precisa estruturar cadeia de reciclagem

image Paulo Pinho afirma que o vidro não é reciclado em Belém porque não existe processos de mercado, como depósito e moagem (Arquivo pessoal)

O material reciclado depende da região, sinaliza Paulo Pinho, acrescentando que em Belém já são reciclados o papel, o papelão, o plástico e o metal. "O vidro não é reciclado na cidade porque não tem processos de mercado, como depósito, moagem", afirma Paulo, referindo-se ao fato de ainda não existirem na capital paraense todos os elos da cadeia produtiva do mercado industrial da reciclagem, como há em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o engenheiro, cerca de 30% de tudo que é produzido em Belém é reciclável, mas é necessário que a cidade faça seu dever de casa, ou seja, desenvolva e estruture a cadeia produtiva da reciclagem para conseguir transformar cem por centro o lixo em novas riquezas.  

Renata Câmara comenta que a reciclagem de uma tonelada de plástico evita a extração de 130 quilos de petróleo, bem como uma tonelada de papel impede o corte de 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui 74% menos do que sua fabricação.

A especialista acrescenta na lista da sustentabilidade dos recursos o exemplo de que uma tonelada de alumínio evita a extração de 5 mil quilos de minério, assim como uma tonelada de vidro, evita a extração de 1.300 quilos de areia e exige 70% menos energia do que sua fabricação.

IDENTIFICAÇÃO

Renata frisa que há símbolos em embalagens e produtos que fazem a marcação de quais produtos podem ser reciclados. "Para uma melhor destinação dos resíduos recicláveis, é muito importante a identificação correta das embalagens, porém nem todas as empresas se preocupam com isso", diz a pesquisadora. "Se houvesse essa identificação sistemática e correta nas embalagens, isso além de contribuir para minimizar os danos sociais, ambientais e econômicos, iria aplicar a responsabilidade compartilhada da destinação dos resíduos recicláveis, através do instrumento da logística reversa que é definido em legislação", explica ela. O projeto Liberal Mobiliza, do Grupo Liberal, conta com o apoio da Guamá Tratamento de Resíduos. 

O que pode ser reciclado?

image A reciclagem de uma tonelada de plástico evita a extração de 130 quilos de petróleo, informam os especialistas em meio ambiente (Ray Nonato / Arquivo O Liberal)

- Papel/Papelão: cadernos, papéis de escritório em geral, jornais, revistas, papéis de embrulho em geral, papel de seda; caixas de papelão e cartolinas em geral, papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho. 

- Plásticos: todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; tampas plásticas de recipientes; embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; baldes, bacias, pvc etc. 

- Vidros: garrafas; vidros de janelas; vidros de automóveis; lâmpadas, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.

- Metais: latas de alumínio (refrigerante, cerveja etc) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo etc), arames, pregos, parafusos, fios de metal, tampas de metal, panelas sem cabo, chapas de metal, objetos de alumínio (janelas, portas, portões etc), fios e objetos de cobre; ferragens,  tampinhas de garrafa, tampas metálicas de potes de iogurtes, entre outros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!