Liberal Mobiliza debate economia de baixo carbono

Especialistas apontam o caminho para aliar crescimento econômico e proteção ambiental da Amazônia

Laís Santana

Nos últimos anos, com o aumento na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) pela indústria, muito se discute a respeito da economia de baixo carbono, que pretende reduzir os impactos sobre o meio ambiente, gerando emprego e desenvolvimento. Para debater sobre caminhos para a adoção dessa modalidade da economia, especialistas participarão, nesta quarta-feira (12), a partir das 16h, de mais uma edição da live Liberal Mobiliza, transmitido gratuitamente pelo portal OLiberal.com. Durante a live, os participantes percorrerão os âmbitos econômicos e sociais e projetos de baixo carbono já em andamento. 

No centro da economia de baixo carbono está a inovação dos processos produtivos e as soluções tecnológicas capazes de reduzir os impactos sobre o planeta. Especialista no assunto, um dos participantes do encontro será Leonardo Neves, gerente de Meio Ambiente da Vale. Neves atua há 18 anos na área ambiental da Vale, estando desde 2011 em posições de liderança em diversos projetos e operações no setor mineral, logístico e siderúrgico, principalmente nas parcerias público privadas que promovem o desenvolvimento local. É formado em Engenharia Florestal e mestre em Ciências Florestais e Ambientais, sendo o seu foco principal as questões ligadas à gestão ambiental, compensações ambientais e sustentabilidade dos empreendimentos.

Os impactos da transição para uma economia de baixo carbono já podem ser observados pelo mundo. Segundo estudo da Environmental Defense Fund (EDF), apenas nos Estados Unidos, o setor de energias renováveis vem criando empregos 12x mais rápido que os demais setores da economia. No mundo, o setor de energias renováveis emprega ao ano mais de 8,1 milhões de profissionais. Os países com o maior número de empregos no setor são China, Brasil, os Estados Unidos, Índia, Japão e Alemanha. Na base desse crescimento está o rápido declínio dos custos de geração da energia solar fotovoltaica e eólica.

Para discutir sobre os efeitos econômicos, também participa da transmissão o economista Sérgio Luiz de Medeiros Rivero, professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Rivero também é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela UFPA. 

O evento será mediado pelo jornalista Evandro Flexa, editor-coordenador do Núcleo de Economia e Política do Grupo Liberal, encerrando a quarta fase do projeto Liberal Mobiliza, que conta com o apoio da Vale e da Guamá Tratamento de Resíduos. O público poderá acompanhar e interagir com os palestrantes acessando o site OLiberal.com/mobiliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!