CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jaborandi: importância econômica e social

Valéria Nascimento

Em outra ponta da pesquisa para uma economia sustentável dentro da Flona de Carajás, que envolve os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, está o engenheiro agrônomo e doutor em Fisiologia Vegetal Cecílio Frois Caldeira Jr., também pesquisador do Instituto Tecnológico Vale, com trabalho prático junto às famílias da região, mas, desta vez, com o jaborandi.

“O jaborandi (Pilocarpus microphyllus) é um arbusto da parte baixa da floresta e ocorre somente no Brasil, mais especificamente no Pará, Maranhão e Piauí. Esta planta produz em suas folhas uma substância chamada pilocarpina, amplamente empregada para produção de medicamentos. Tem sido usada historicamente para tratar glaucoma, no tratamento de alguns tipos de câncer e estudos atuais mostram potencial para uso também em epilepsia. Portanto, vários medicamentos com pilocarpina podem ser encontrados nas farmácias de todo o mundo”, informa o especialista.

Cecílio Caldeira recorda que a exploração do jaborandi para extração de pilocarpina data do início do século passado no Brasil, e basicamente ocorre com a coleta das folhas em plantas que vicejam naturalmente na floresta; no entanto, o avanço do desmatamento e a intensa coleta transformaram o jaborandi em uma espécie ameaçada de extinção.

“Hoje, sua ocorrência é bem mais restrita e a coleta de folhas precisa ser feita de forma criteriosa. Em determinadas áreas, a Coex Carajás efetua a coleta de folhas de forma ordenada. Nesta área, também efetuamos vários estudos, os quais vão desde o sequenciamento de DNA e montagem de genoma do jaborandi, determinação da melhor poca e forma de coleta de folhas e sementes. Estes estudos buscam conhecer melhor a espécie em ambiente natural e envolvem muitos parceiros, como a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”.

Cecílio Caldeira explica que o trabalho coletivo em Carajás busca “aprimorar o manejo do jaborandi, permitindo conciliar a atividade essencial de obtenção de medicamentos para sociedade, gerar renda para as famílias que têm no jaborandi uma importante fonte de recursos financeiros, junto com a conservação da espécie a longo prazo, dada sua importância econômica, social e medicinal”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!