CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coleta seletiva alcança 60% do município de Marituba

Resultado faz parte do projeto Umari Sustentável; município possui oito ecopontos em funcionamento nas ruas

João Thiago Dias
fonte

Em Marituba, a coleta seletiva já é realidade, mas ainda está em fase de ordenamento. O projeto Umari Sustentável, criado para implementar a coleta seletiva no município, já alcança cerca de 60% da área, englobando os bairros Viver Melhor, Nova Marituba, Centro e Pedreirinha, conforme explicou o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Ismaily Bastos.

"Estamos finalizando o Plano de Sanamento e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, para que possamos atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A intenção principal é dar dignidade aos catadores. Estamos na iminência de contratá-los, mas estamos vendo o mecanismo jurídico, porque tem uma associação e duas cooperativas. Estamos notificados pelo MPPA, para que possamos resolver isso de forma imediata", contou.

image Marituba deve receber mais 8 ecopontos, enquanto a Semma pretende adquirir outros 200 ecopontos (Igor Mota / O Liberal)

Para implantar a coleta seletiva, foi necessário realizar um diagnóstico socioambiental da população por bairro. O perfil de educação e socioeconômico. E a gravimetria do lixo, que durou dois meses, fazendo a pesagem para saber o tipo de material que tem no lixo por bairro. Também são realizadas ações de educação ambiental com cursos de capacitação, programações nos bairros e nas escolas. 

"Com base nisso, os dados foram tabulados, e calculamos qual o volume total e qual o volume de material que pode ser reciclado. Uma estimativa é que 30% a 35% desse material tenha potencial para reciclagem. Separamos por reciclável, orgânico e rejeito. Mas isso é um processo que envolve educação ambiental, que o Município vem trabalhando de maneira incansável nos mais diversos níveis", detalhou o secretário. 

Marituba conta com oito ecopontos que já estão funcionando nas ruas, mas esse número será reforçado em breve. "Temos 16 ecopontos, sendo que oito já estão instalados. Outros oito estão no galpão, porque ainda não conseguimos estruturar as cooperativas. Estamos publicando um termo de referência para aquisição de 200 ecopontos. Também já disponibilizamos 16 carrinhos para os catadores. Temos dois galpões alugados e estamos fechando o contrato de um terceiro. E tem o centro de triagem que funciona dentro da Guamá Tratamento de Resíduos Sólidos", finalizou.

Prefeito Zenaldo Coutinho elogia Liberal Mobiliza

O prefeito Zenaldo Coutinho elogiou a iniciativa de ampliar o debate sobre resíduos sólidos nos meios de comunicação. "A Prefeitura de Belém, com as responsabilidades e atribuições, sempre intensifica, amplia e integra as ações para melhorar a coleta de lixo, destino e, também, trabalho para os recicláveis. Parcerias são muito bem-vindas. O projeto Liberal Mobiliza, de iniciativa do Grupo Liberal, recebe, da Prefeitura, mãos dadas", comentou.

"Estaremos juntos porque, cada vez mais, precisamos incluir, educando, orientando, estimulando, induzindo a participação da sociedade civil, para que tenhamos uma cidade cada vez melhor. Uma cidade limpa, bonita, mais habitável para vivermos. Por isso, somos parceiros nessa atuação conjunta", ressaltou o prefeito. 

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!