CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belo Monte: Região do Xingu ganha com iniciativa sustentável

Valéria Nascimento

Grandes empresas nacionais e internacionais podem fazer a diferença quando o assunto é desenvolvimento sustentável. A Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, é uma empresa que tem esse compromisso e é parceira da região em que atua.

Além de gerar energia limpa e assim contribuir com a segurança do Sistema Interligado Nacional que abastece milhões de brasileiros em todas as regiões, a empreendedora de Belo Monte realiza há quase 10 anos ações que conservam, desenvolvem e valorizam a região do Xingu, onde está implantada a maior hidrelétrica 100% nacional. 

Com investimentos de cerca de R$ 6,3 bilhões na área socioambiental, que já garantiram mais de cinco mil ações executadas em cinco municípios vizinhos ao empreendimento, a Norte Energia fez importantes contribuições para adequada gestão de resíduos sólidos na região – dentre elas, a construção de aterros sanitários nas cidades de Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu e Anapu, e apoio técnico para que os municípios elaborassem seus Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

"Contar com uma estrutura adequada para a destinação dos resíduos traz diversos benefícios para uma localidade", explica o engenheiro ambiental Bruno Bahiana, que integra a área de projetos socioambientais da Norte Energia. "A implantação dos aterros sanitários contribui com a redução na contaminação do solo, da água, e também ajuda a diminuir a emissão de gases e de vetores de doenças", completa. 

Com foco na educação ambiental, também são desenvolvidas ações tanto no âmbito do licenciamento ambiental da Usina como nas atividades ligadas ao projeto de responsabilidade social chamado Belo Monte Comunidade. O objetivo é facilitar a construção do conhecimento e disseminar boas práticas de cuidados com o meio ambiente.

"Somente no ano passado, a Norte Energia realizou 197 atividades de educação ambiental, que reuniram 10.463 participantes dos cinco municípios influenciados diretamente pela Usina, o que representa um legado de educação ambiental para a região", destaca o engenheiro ambiental Diego Xavier, supervisor de campo da Norte Energia.

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!