CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Educação ambiental para melhor destinação de resíduos

Diego Xavier

"Aprendi que não podemos jogar lixo no rio". A fala de Frediano Lemos, garoto de 9 anos, participante assíduo das atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Norte Energia na Volta Grande do Xingu, nos enche de satisfação e é sinal de que o trabalho de conscientização que temos feito na região tem surtido efeito.

Assim como outras crianças, Frediano é um agente multiplicador das orientações que recebe no Núcleo de Comunicação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalado na Ressaca, comunidade ribeirinha de Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. Os ensinamentos sobre a destinação correta dos resíduos sólidos são replicados em casa e, aos poucos, têm mudado o comportamento da família com relação a produção de lixo doméstico. Se antes as latinhas de alumínio eram jogadas fora e muitas vezes poderiam acabar no rio; agora têm um novo destino: a comercialização para reciclagem.

image Diego Xavier é engenheiro ambiental (Arquivo pessoal)

As ações de educação ambiental são desenvolvidas e levadas a sério pela Norte Energia, tanto no âmbito do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte, desde 2012, quanto por meio de nossas ações de Responsabilidade Social. O objetivo é facilitar a construção do conhecimento e disseminar boas práticas de cuidados com o meio ambiente.

Somente no ano passado, foram realizadas 197 atividades de educação ambiental com foco na mudança de comportamento e na relação do ser humano com a natureza para a busca da sustentabilidade do planeta. As ações reuniram 10.463 participantes dos cinco munícipios da Área de Influência Direta da Usina e a destinação adequada dos resíduos sólidos foi um dos assuntos constantemente abordados. 

"Se antes as latinhas de alumínio eram jogadas fora e muitas vezes poderiam acabar no rio; agora têm um novo destino: a comercialização para reciclagem." — Diego Xavier, engenheiro ambiental

Nossa missão de sensibilizar a sociedade para questões ambientais conta com a importante parceria do Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX). Criado pela Norte Energia para atuar em Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu com ações socioeducativas, o CREAX promove oficinas de reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabonetes artesanais; confecção de vassouras com garrafas PET; produção de mosaicos com materiais recicláveis; entre outras atividades.

Além de se tornarem agentes multiplicadores, os participantes das ações de educação ambiental entendem a responsabilidade que cada indivíduo tem de contribuir para a melhoria do meio ambiente e com isso se tornam cidadãos mais conscientes. Sem dúvida um importante legado construído ano a ano pela Norte Energia como garantia do desenvolvimento sustentável dessa região para as futuras gerações.

Diego Xavier é engenheiro ambiental e supervisor de campo da Norte Energia

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Artigos
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!