Educação ambiental

Adrian Mizael

A educação ambiental, assim como outras áreas da educação, é mais efetiva quando presente desde a infância, pois passa a fazer parte da sua formação como cidadão, criando hábitos sustentáveis e atitudes de consumo consciente, reciclagem e reutilização de materiais como algo natural.

A criança é um instrumento de transformação, pois possui a capacidade de impactar a sua família com o entusiasmo de quem está fazendo descobertas e compreendendo a importância do equilíbrio no meio ambiente e como suas atitudes impactam esse equilíbrio. Com o avançar do aprendizado, ela entende sua responsabilidade com o planeta.

O Instituto Solví acredita no poder da educação e, por isso, a capacitação, a conscientização ambiental e o apoio a um desenvolvimento sustentável através da educação e dos projetos sociais são nossas práticas permanentes nos mais diferentes âmbitos da sociedade. 

Para crianças, em parceria com a Associação Déias do Brasil, levamos o Projeto Uirapuru Mirim pelo Brasil desde 2018, especialmente para comunidades em situação de vulnerabilidade social, assim como o projeto “Encontro de Mulheres”, focado em artesanato sustentável para a geração de renda e o empoderamento feminino.

Adrian Mizael (Arquivo pessoal)

Suas atividades de arte-educação multidisciplinar, itinerante e envolvente, são desenvolvidas para incentivar a conscientização ambiental, despertando crianças e  famílias para adotar as boas práticas de Reduzir, Reutilizar e Reciclar, contextualizando o tema em roteiros teatrais  e composições musicais, entre outras atividades,  com a prática da sustentabilidade, do consumo consciente  e a da preservação ambiental,  desde artesanato com reciclados,  até confecção de cenários e figurinos  a partir dos materiais reaproveitados. 

Dezenas de crianças de Marituba (PA) já participaram do Uirapuru na Comunidade, tendo edições itinerantes nos bairros Santa Clara, Albatroz e, agora, no Santa Lúcia I. Além do impacto para o meio ambiente, ressaltamos a importância da educação e conscientização ambiental para geração de renda, através, principalmente, do trabalho de empreendimentos de coleta seletiva, triagem e valorização de materiais recicláveis.

Pensando nos impactos positivos de ações com esse foco, criamos em 2019 o projeto Círio Sustentável. Neste projeto, uma rede de empresas, universidades, ONGs e voluntários se uniram para educar a população sobre a importância da segmentação correta do resíduo e, simultaneamente, ampliar a renda das cooperativas de catadores de materiais recicláveis que trabalham no Círio de Nazaré, evento religioso tão importante para os paraenses. 

Somente nessa ação, conseguimos evitar que cerca de duas toneladas de material fosse enviado ao aterro sanitário, em sua maioria plástico, que leva cerca de 450 anos para se decompor.

Assim, unimos Fé e Sustentabilidade, para levá-los à reflexão e posterior mudança de hábito da sociedade no seu relacionamento com as questões ambientais. E esse resultado só é possível através do trabalho contínuo de conscientização e educação ambiental para todas as gerações.

 

Adrian Mizael é analista de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Solví

Artigos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!