Pré-vestibular gratuito prepara candidatos ao Enem 2023

A única exigência é que alunos sejam de famílias de baixa renda; em um ano, 40 alunos já foram aprovados

Tay Marquioro
fonte

Três vezes por semana, estudantes de Marabá que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam com o importante reforço das aulas oferecidas no ‘Educa EC’, desenvolvido pela Estação Conhecimento. Em 2023, a iniciativa chega à segunda edição e tem o objetivo de ajudar estudantes do município, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social ou egressos de escolas públicas, a conquistar uma vaga no ensino superior. Atualmente, cerca de 130 pessoas participam das aulas ministradas gratuitamente nos três polos de preparação.

Maria de Fátima Pereira decidiu, aos 69 anos, tentar entrar na universidade. O sonho dela é estudar Serviço Social e, para se dedicar mais aos estudos, preferiu abrir mão de outras atividades que tinha na sua rotina. “Antes, eu fazia zumba quatro vezes por semana e visitava muito os amigos. Esse ano eu falei que não vou para lugar nenhum. Só para a distribuição de sopa, que participo de 15 em 15 dias, e para a aula. Para passar na prova, além de ir para o cursinho, estudo todos os dias em casa, inclusive aos finais de semana. Não é fácil porque são muitas informações. Eu quero ser assistente social para ajudar as pessoas”, comenta a aluna.

Já a jovem Narciza Costa, de 17 anos, frequenta as aulas do ‘Educa EC’ no polo da Escola Estadual Dr. Gabriel Sales Pimenta, no núcleo Morada Nova. Ela planeja concorrer a uma vaga no curso de Medicina e diz que tem gostado bastante das aulas. “Está sendo muito boa a experiência. Para nós, que não temos acesso a cursos particulares, é uma ótima oportunidade”, conta.

Para Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento Marabá, a iniciativa contribui para ampliar o acesso à educação no município. “Ao preparar estudantes de baixa renda para o ingresso em instituições de ensino superior, o ‘Educa EC’ contribui para a democratização do acesso ao ensino superior. Com isso, favorece o protagonismo, a inclusão e o desenvolvimento do território”, afirma a gestora.

Erika Rocha dos Reis é professora de Matemática no curso. De acordo com ela, tem sido gratificante participar da iniciativa. “Uma das minhas motivações é saber que um dia já estive na mesma situação deles. Fui aluna de escola pública e minha família é de baixa renda. Sempre que podia, participava de projetos como este que a Fundação Vale está disponibilizando para os nossos alunos”, revela. “Assim como eles, eu não tinha condições financeiras para pagar um cursinho particular. E, hoje, eu posso dizer que consegui alcançar meus objetivos e sei que eles também conseguirão”, conclui a professora.

O formato do curso pré-vestibular varia de acordo com o local das aulas. Na turma da Estação Conhecimento, os encontros acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, atendendo estudantes que se preparam para o Enem. Fora da Estação, as aulas são ministradas na forma de intensivo, com a abordagem de um único tema por encontro. Elas acontecem aos sábados, das 14h às 18h, sendo um dia na escola estadual Walkise Vianna, no núcleo São Félix, e outro na escola estadual Dr. Gabriel Sales Pimenta, em Morada Nova.

Outra vantagem do curso é que a participação é aberta e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento. As únicas exigências são que os alunos sejam de famílias de baixa renda, que estejam cursando o ensino médio em escola pública, a partir do segundo ano do Ensino Médio, ou que já concluíram o Ensino Médio e desejam prestar vestibular. Para se inscrever, é preciso entrar em contato ligando ou enviando mensagem para o telefone (94) 99101-3002.

Em um ano, 40 alunos já foram aprovados

Como tantos outros jovens da sua idade, Leirieelle Bueno Ferreira, de 19 anos, sonhava em ingressar no ensino superior. No ano passado, ela passou a conciliar as aulas regulares na escola pública com o conteúdo ministrado no ‘Educa EC’. E o resultado veio: só este ano, Leirieelle passou em três cursos. Foi aprovada em Farmácia e bacharelado em Biologia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e, também, em licenciatura em Biologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Como ela, outros 39 alunos ingressaram no ensino superior com o apoio do pré-vestibular da Estação, que acumula um total de 66 aprovações até o momento.

“Receber a notícia de que passei no vestibular foi sensacional. Foi uma conquista minha e da minha família, porque sempre tive o apoio de todo mundo. E, quanto ao curso, foi um tempo muito especial para mim, não só pelo estudo, mas também pela motivação que a gente recebe de todos. Porque chega um certo ponto que fica difícil conciliar estudo e trabalho, e isso deixa a gente um pouco desmotivado. E lá, a gente é muito incentivado pelos professores e pelas pessoas que trabalham na Estação Conhecimento”, lembra a universitária.

A Estação Conhecimento Marabá é mantida pela Fundação Vale e se consolidou como um espaço que oferece atividades no contraturno escolar para crianças, jovens e famílias inteiras, com ações de proteção social, educação e esporte no município. O projeto ‘Educa EC’ é realizado com investimentos da Vale e da empresa POSCO.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Marabá
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!