Fake news: Pesquisa chinesa aponta que covid-19 deixa homens inférteis

A comunidade científica internacional não validou esse trabalho

Victor Furtado

Essa é uma notícia falsa montada por quem se apressou aos resultados de estudos ainda em curso. Diz que homens que pegarem covid-19 podem ficar estéreis. É uma história que se espalha fácil, visto que homens, muitas vezes, confundem esterilidade com impotência sexual e masculinidade. Calma. Isso é um entre muitos estudos de potenciais sequelas da covid-19 e que pode cair no rol de suspeitas infundadas.

A única coisa verdadeira, de fato, é que tem cientistas chineses envolvidos na pesquisa. Só que a comunidade científica internacional não validou esse trabalho. Faltam mais dados e de forma mais ampla para que isso seja considerado verdade. Por enquanto, não é. Vale lembrar que esse vírus e a doença são muito recentes. Muito está sendo aprendido no meio do enfrentamento do caos gerado. O que não se precisa, neste momento, são informações falsas ou sem comprovação científica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Isso é
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!