Idosos de comunidades ribeirinhas de Santarém são vacinados em 'drive-thru fluvial'
A vacinação em idosos que não precisaram sair de suas embarcações foi feita nas comunidades de Aritapera e na região do Tapará

Na sexta-feira (26), a vacinação contra a covid-19 em comunidades ribeirinhas do município de Santarém voltou a contar com serviço de drive-thru fluvial. A aplicação do imunizante foi feita na região de rios nas comunidades de Aritapera e na região do Tapará. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 47 pacientes com mais de 66 anos receberam a primeira dose.
Na região do Aritapera foram vacinados 30 pacientes de cinco comunidades: Água Preta; Carapanatuba; Centro do Aritapera; Enseada do Aritapera; e Boca de Cima. A região é composta por 14 comunidades, com 1.543 moradores. Durante a pandemia, a área registrou 158 notificações, dos quais 58 tiveram resultado positivo.
Na região do Tapará, outros 17 idosos também foram vacinados, mais precisamente na comunidade Saracura. Na semana passada, as fotos e vídeos da vacinação dos idosos sem sair das embarcações na região já havia viralizado nas redes sociais.
Nas comunidades ribeirinhas, a vacinação dos idosos em embarcações foi um meio encontrado pelo governo municipal para avançar com a imunização. Isso porque, na região de várzea, durante o período do inverno, a cheia dos rios dificulta a atuação das equipes e a escassez de lugares amplos que possam receber ações de vacinação sem que haja aglomeração levou os profissionais a atuarem com a alternativa.
Assim como na cidade, na zona rural também tem ocorrido o sistema de drive-thru em que os pacientes são vacinados sem sair do carro. No entanto, nas comunidades em que só é possível chegar por meio dos rios, a saída é realizar uma versão fluvial. Sem sair de suas embarcações, idosos de 70 anos ou mais estão sendo gradativamente vacinados.
Cronograma de vacinação
A Prefeitura de Santarém informou que executa o cronograma de imunização contra a covid-19 nos grupos prioritários em todo o município, mobilizando equipes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tanto na zona urbana quanto na zona rural. Neste momento, idosos com 66 anos ou mais estão entre os contemplados.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA