CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grupo Liberal realiza campanha de doação de sangue para colaboradores e público externo

A ação foi realizada nesta quarta-feira (10), de 8h às 15H

Ayla Ferreira*
fonte

Desde o ano de 2019, o Grupo Liberal realizou a campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Hemopa. Nesta quarta-feira (10), a redação do Jornal O Liberal, localizada na avenida Romulo Maiorana, bairro do Marco, contou com a presença da unidade móvel de coleta e da equipe do Hemopa, para o atendimento de colaboradores da empresa e também do público externo. A programação seguiu até às 15h, com a expectativa de superar a coleta do ano anterior, na qual 49 bolsas foram arrecadadas. 

Nos últimos anos, a tradicional campanha vêm sendo realizada no segundo semestre. “Nos últimos dois anos, no mês de dezembro, especificamente com o intuito de que o clima natalino aflore a solidariedade dos colaboradores, ajudando a salvar vidas e a aumentar o banco de sangue do Hemopa no final do ano”, destaca Catarina Oliveira, analista de Recursos Humanos do Grupo Liberal.

Nos últimos anos, a tradicional campanha vêm sendo realizada no segundo semestre

A analista destaca, também, que há uma importância interna e externa quando a empresa protagoniza uma ação solidária. “Na interna, é mais uma oportunidade para que os funcionários e colaboradores do Grupo possam interagir, ganhar brindes e aflorar o espírito solidário, já que no dia a dia estão focados nas atividades. Já na externa, é uma forma de fazer com que os amigos e familiares dos colaboradores possam vir até o grupo e doar juntos, assim como os moradores próximos ou que estão passando, possam aproveitar e salvar vidas. Doar sangue é bom para todos”, pontua Catarina.

“Essa parceria e colaboração, onde vocês [Grupo Liberal] estão sempre nos apoiando, anualmente nós fazemos esse movimento de trazer a unidade de coleta móvel e contamos muito com a adesão e peso dos colaboradores aqui do jornal, da TV. A gente sabe que é uma ação aberta e ficamos muito felizes de receber também pessoas que moram aqui no bairro do Marco, que trabalham aqui no entorno e também fazem essa adesão à campanha”, diz Camila Medina, assistente social da Fundação Hemopa.

image Camila Medina, assistente social da Fundação Hemopa (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

Veja o que é preciso para doar sangue

Para que uma pessoa possa doar sangue, ela precisa cumprir alguns requisitos básicos. É preciso ter entre 16 a 69 anos de idade, e no caso dos menores de idade, precisam ser acompanhados pelos pais. A primeira doação pode ser feita até os 60 anos de idade. Já 69 é a idade máxima para as pessoas que já são doadoras continuarem com o ato de solidariedade.

“No dia da doação, é preciso portar o documento oficial com foto, estar bem alimentado e dormir no mínimo 6h. Não pode estar com nenhum sintoma, virose e qualquer comorbidade. Em caso de virose, a pessoa deve aguardar no mínimo uma semana após a recuperação. Já no caso de outras doenças, elas precisam no mínimo 30 dias para recuperação”, informa a assistente social da Fundação Hemopa, Camila Medina.

A ação realizada no Grupo Liberal teve três etapas anteriores à coleta de sangue. A primeira é o cadastro, onde o possível doador apresenta os documentos necessários. Depois, ele passa pela triagem, onde responde perguntas sobre estilo de vida, histórico de adoecimento, hábitos, se fez tatuagem ou piercing recentemente. “O critério da tatuagem e do piercing mudou recentemente, antes era um ano e hoje são seis meses. Tem vários outros critérios, como o botox, que leva 30 dias. São diversos detalhes, por isso é importante passar pela triagem”, explica Camila.

É na triagem que o interessado descobre se poderá ou não doar sangue. A assistente social destaca que no caso de hepatite, por exemplo, só pode doar quem teve o quadro até os 11 anos de idade. Quem possui uma infecção sexualmente transmissível (IST) não pode doar. “Pacientes que já foram ou são oncológicos são inaptos. Já fez paciente transplantado, o que fez alguma cirurgia do coração, aí ele realmente ele é inapto definitivamente”, afirma.

Depois da doação, o paciente recebe as orientações e recebe um lanche. “É importante estar bem alimentado antes e depois da doação. Beber bastante água, tanto antes da doação quanto depois e fazer uma boa alimentação antes da doação para evitar que dê uma lipemia, que é um excesso de gordura naquela bolsa de sangue, porque aí, essa consequência, ela não é aproveitada. Então, antes da doação, de preferência um dia antes e no dia da doação, fazer uma alimentação bem equilibrada também é fundamental ", aconselha a assistente.

Ato de solidariedade

A gerente da Galeria Rose Maiorana, Ana Laura Figueiredo, aproveitou a oportunidade para ajudar a salvar vidas. É a segunda vez que ela participa da ação e pretende continuar, pois acredita que “por enquanto são outras pessoas que estão precisando, mas no dia pode ser a gente”.

image Ana Laura Figueredo, gerente da galeria rose maiorana (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

“Para mim é muito importante porque doar sangue te ajuda a salvar outras vidas. Acho muito legal essa ação, ainda mais aqui dentro do trabalho, é muito válido para não precisar ir até o Hemopa, eles que vem até a gente”, diz Ana Laura.

O público externo também aproveitou o momento. Foi o caso do servidor público Idilberto Nere, que se deslocou do bairro da Marambaia até a redação para participar do momento, depois de uma chamada sobre o tema na TV Liberal. “É a segunda vez que eu faço doação. Eu vi a chamada e senti vontade de doar, porque penso que a doação é um gesto de amor pelas pessoas. Se todos pudessem ter esse ato de amor, seria bom para aqueles que precisam”, destaca.

image Idilberto Nere, servidor público (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

O servidor elogia a realização da iniciativa na redação do Jornal O Liberal. “Acho importante em um local que tem facilidade para chegar, que todo mundo conhece, pode facilitar a vinda das pessoas para cá”, finaliza.

*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!