Grupo Liberal alia transparência e oportunidade a anunciantes com publicidade legal

O intuito é disciplinar e orientar a publicação de balanços e documentos societários, o que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) avalia como um instrumento à garantia de transparência no acesso à informação

Sérgio Chêne

Desde 1º de janeiro de 2022, o veículos de comunicação, em especial as publicações de meios impresso e digital passaram a adotar novas práticas previstas na lei federal nº 13.818/2019, que dentre outras regras, passou a exigir a certificação digital de jornais on-line. O intuito é disciplinar e orientar a publicação de balanços e documentos societários, o que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) avalia como um instrumento à publicidade legal e de transparência no acesso à informação.

Pensando em facilitar o trabalho dos jornais, o Comitê de Mercado Anunciante da ANJ criou um guia que reúne atividades obrigatórias por exigência de lei, sugestões de boas práticas nas publicações legais e informações técnicas de diagramação. Antenado às inovações, às novas legislações e tendências de mercado, o Grupo Liberal não apenas já aguardava a adoção das novas práticas, como já sabia que poderia aliar as normas da lei federal ao sucesso das ações nas plataformas digitais. De acordo com o Head de Estratégia Digital da empresa, Rafael Silveira, a audiência registrada pelo portal de oliberal.com é um atrativo aos anunciantes dentro do contexto das novas práticas previstas pela publicidade legal.

“A gente vem experimentando um crescimento muito grande audiência nos últimos meses, e esse crescimento é devido a várias ações nossas em relação ao digital”, diz Rafael. “O publicidade legal é um pedaço de todo o esforço que estamos fazendo em relação ao digital, e a consequência disso é uma grande audiência que a gente experimentado. E isso vai fazer com quem tiver anunciando em publicidade legal, vai se beneficiar de toda essa alta de audiência, que hoje a gente é o líder de acesso digital aqui”, garante.

Números

Para se ter uma ideia do sucesso digital de O Liberal, por mês são 9,5 milhões de visualizações no site oliberal.com e 3,5 milhões de usuários. O perfil do Grupo no Facebook já soma mais de 360 mil curtidas, enquanto o perfil no Instagram já reúne mais de 285 mil seguidores.

O guia de boas práticas da ANJ é composto de cinco páginas. A publicação digital explica o objetivo na lei e a forma de publicar os balanços, que podem ser resumidos, na íntegra e sintético ou institucional. Aborda ainda a obrigatoriedade da Certificação Digital, que deve ser emitida por uma autoridade no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), além da normas inclusas na lei nº 8.639/93, que definem os parâmetros técnicos de anúncios, sugestões de boas práticas na publicidade legal e informações técnicas de diagramação. O guia pode ser acessado no link https://www.anj.org.br/wp-content/uploads/2021/12/PUBLICIDADE-LEGAL-1.pdf

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!