Governador apresenta novo Hospital Regional dos Caetés
Hospital terá capacidade para atender 15 municípios vizinhos

O governador do Estado, Simão Jatene, fez neste sábado (22) visita técnica ao novo Hospital Regional Público dos Caetés, Dr. Jorge Netto da Costa, em Capanema, nordeste paraense. Acompanhado de centenas de pessoas, a maioria moradores de Capanema, o governador conheceu as dependências e os equipamentos em funcionamento. As informações são da Agência Pará neste domingo (23).
“A melhor forma de provar que tudo aqui está pronto é mostrar, acompanhado dos maiores interessados - a população - que tudo está pronto, por isso eu abri as portas do hospital à população e pedi que todos me acompanhassem nessa visita”, disse o governador, que visitou todos os setores em todos os andares do novo hospital.
O Hospital Regional Público dos Caetés fica no centro de Capanema e vai atender, além do município sede, a outros 15 municípios. “Serão quinhentas mil pessoas atendidas em média, só nessa primeira fase, que tem como prioridade a saúde materno-infantil”, disse o secretário estadual de saúde, Vítor Mateus.
O novo hospital terá 60 leitos, sendo 31 de internação, 10 de UTI adulto, 10 no sistema rede cegonha, 6 leitos de urgência/emergência e 3 leitos de pré-parto, parto e pós-parto. Com uma área total de 5.451,10m² e 4.142m² de área construída, a estrutura de alvenaria tem três andares. O novo hospital terá quatro consultórios, centro cirúrgico com 3 salas, agência transfusional, laboratório e banco de leite, entre outros serviços.
Arivaldo Souza, estudante, tem um filho de cinco anos e participou da visita ao hospital. “Fico feliz por saber que agora tem um hospital, voltado para atender as crianças e , em caso de urgência, que eu espero que meu filho nunca precisa, posso contar com esse serviço”, disse Arivaldo.
O Hospital Regional dos Caetés terá capacidade para assistir 500 grávidas ao mês com serviços que vão desde a atenção básica a casos de alta complexidade, oferecendo serviços semelhantes aos da Santa Casa de Misericórdia do Pará, referência no atendimento a mulheres grávidas e parturientes.
O hospital compõe a política de descentralização dos serviços de saúde de média e alta complexidade, iniciado com a implantação do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, e do Hospital de Marabá, o primeiro do interior do Estado. Até o final do ano a rede estadual de atendimento de média e alta complexidade em saúde contará com 24 unidades.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA