Gastronomia paraense é a estrela da 1ª Mostra Pará-Amazônia em Lisboa

Culinária paraense reúne ingredientes, conhecimentos e saberes das culturas indígena, portuguesa e africana

Agência Pará

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) apresentará a 1ª Mostra Gastronômica do Pará-Amazônia em Lisboa (Portugal), entre os dias 23 e 25 de maio, de quinta-feira a sábado, com um jantar promocional de abertura na noite desta quarta-feira (22), no restaurante “Le Café”, no Hotel Dom Pedro Lisboa. O evento é uma estratégia de promoção no mercado europeu da culinária paraense, eleita por turistas estrangeiros como a melhor gastronomia do Brasil, em levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em 2016.

“A gastronomia tem sido uma estratégia de promoção do Estado do Pará. O que faz com que seja um destino importante no turismo gastronômico. A Mostra visa apresentar para o público português a nossa gastronomia, como meio de promover a cultura paraense e o turismo no Estado. Para a noite do jantar de abertura teremos mais de 130 pessoas”, informou o secretário de Estado de Turismo, André Dias.

Conhecida pela autenticidade e originalidade, a gastronomia paraense reúne ingredientes, conhecimentos e saberes das culturas indígena, portuguesa e africana. Como produto turístico, uma gastronomia forte é uma vantagem competitiva no segmento do turismo cultural. A 1ª Mostra Gastronômica do Pará-Amazônia reunirá os trabalhos do chef paraense Leandro Nunes e do chef português Gil Martins.

Os chefs vão elaborar uma variedade de pratos com sabores bem distintos e originais, como a sopa de aviú (mini camarão), tacacá (tucupi, jambu, camarão seco), pato no tucupi, macaxeira com manteiga de garrafa e doces, como a mousse de açaí com tapioca flocada e creme de cupuaçu com molho de tucupi e chocolate branco.

Para a realização da 1ª Mostra Gastronômica do Pará-Amazônia, em Lisboa, a Setur contou com o apoio da empresa aérea TAP Air Portugal, Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Mangiare Gastronomia de Luxo e do Hotel Dom Pedro Lisboa.

O Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!