Fiéis rendem homenagem à Nossa Senhora no Telégrafo

Procissão luminosa percorre ruas do bairro, após missa com dom Alberto

Eduardo Rocha
fonte

Milhares de pessoas saíram às ruas do bairro do Telégrafo, na noite desta quinta-feira (27), para homenagear Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por meio de uma procissão luminosa no dia da santa. Fiéis de todas as idades, entre crianças e adultos, compareceram ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rodovia Arthur Bernardes, de onde saiu a procissão no começo da noite, para percorrer o itinerário reunindo a Senador Lemos, Coronel Luís Bentes, Rosa Moreira, Senador Lemos, passagem das flores e o retorno à igreja-sede da paróquia.

Diante de uma igreja lotada de fiéis, o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a missa solene. Muitos fiéis emocionaram-se durante a cerimônia religiosa. Sobre a devoção tão forte dos paraenses a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o arcebispo destacou: "Nossa Senhora é sempre a mesma; é a Mãe de Deus, é a Mãe de Jesus, e como a a gente tem carinho por uma pessoa que você gosta, você não cansa de oferecer elogios. O grande João Paulo II disse que a Virgem Maria acompanha perpetuamente a Igreja com o seu exemplo e a sua oração. Então, a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um dos sinais dessa presença contínua da Virgem Maria na vida da Igreja, e a devoção que o povo manifesta nas missas e nessa belíssima procissão luminosa é uma das expressões dessa devoção muito significativa".

Graças - A procissão foi coordenada pelos padres Márcio Halmenschlager (pároco) e Ênio Biasi, em cima de um carro-som, atrás de um carro-andor (camionete da Polícia Civil) com um quadro da santa conhecida como "Maria, a Mãe de Deus" e patrona dos padres redentoristas. Esses padres receberam a missão do Papa Pio IX em 1866, de divulgar a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelo mundo inteiro, após terem recebido o quadro pintando com imagem da Santa. A festividade abordou o tema “Maria: Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe”. A programação segue até domingo (30) com arraial com comidas típicas e atrações culturais.

Sandra Raiol, 60 anos, aposentada, participou da procissão. "A minha mãe me consagrou à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; eu sempre venho para a procissão, eu tenho uma relação de mãe e filha com Nossa Senhora", afirmou. Para o enfermeiro José Francisco Cunh, 49 anos, "essa é uma oportunidade de toda a minha família vir orar junto". "Eu participo das novenas desde os cinco anos de idade, e sempre compareço à procissão", completou."Que essa noite seja de esperança e possamos caminhar unidos sob a luz do Cristo", enfatizou padre Márcio Halmeschlager na procissão. Entre os devotos estava João Batista Brasil, 54 anos, garçom. "Eu venho agradecer por ter escapado do acidente de trabalho que houve comigo, em que fiquei paraplégico; não perdi a vida e nem a fé".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!