Festividade de São Bento em Belém; veja a programação completa
Belém é a única cidade da Amazônia que abriga um mosteiro da Ordem Beneditina

A festividade de São Bento começa nesta terça-feira (8) no Mosteiro de São Bento, localizado na Capela do Colégio Santo Antônio, no centro de Belém. Além de homenagear o padroeiro, a programação celebra um ano e meio da presença dos monges beneditinos no Norte do Brasil. A programação, organizada pela Arquidiocese de Belém por meio do Mosteiro de São Bento, segue até o dia 11 e é aberta ao público.
Conhecido por sua medalha de proteção, considerada sacramental pela Igreja Católica, São Bento é reverenciado como patriarca do Ocidente. “Sua regra de vida influenciou toda a construção ocidental, desde a formação humana, com escolas e faculdades, mas, sobretudo, a formação religiosa, com o lema ‘ora et labora’ (reza e trabalha)”, explica o prior do Mosteiro de Belém, Dom Leão Magno.
Programação
De 8 a 10 de julho, ocorre o Tríduo de São Bento, com Missas diárias sempre às 19h, presididas pelos cônegos Ronaldo Menezes e Roberto Cavalli, além do arcebispo coadjutor de Belém, Dom Júlio Endi Akamine. No dia 11, festa litúrgica do santo, as celebrações serão às 10h, com Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, e às 19h, com Dom Abade Matias, abade emérito do Mosteiro de São Bento de São Paulo.
Beneditinos no Norte
A comunidade beneditina chegou a Belém em dezembro de 2023, estabelecendo a primeira presença da Ordem na Amazônia. Durante as celebrações, o canto gregoriano, símbolo da espiritualidade monástica, acompanha os ritos abertos aos fiéis. “Também acolhemos quem deseja conhecer a espiritualidade beneditina, oferecendo confissões e outros sacramentos”, destaca Dom Leão.
Além do Ofício Divino, rezado sete vezes ao dia, os monges dividem o tempo entre estudos e trabalho manual. Eles produzem imagens sacras, terços, paramentos litúrgicos e artigos bordados, atendendo toda a região Norte. Na gastronomia, são responsáveis por receitas tradicionais, como bolos, tortas, geleias e o bricelet, biscoito fino de origem suíça, trazido ao Brasil por freiras beneditinas em Sergipe. “É assim que mantemos viva a tradição de São Bento com o ‘ora et labora’”, completa o superior.
Assim como em outros estados, o Mosteiro de São Bento de Belém conta com a participação de oblatos e oblatas, leigos solteiros ou casados que seguem, fora do mosteiro, a Regra de São Bento na família e no trabalho. Eles são maioria na comunidade e são considerados “monges e monjas de coração”.
Serviço
A Festividade de São Bento ocorre de 8 a 11 de julho, na Capela do Colégio Santo Antônio, localizada na praça Dom Macedo Costa, ao lado do Hospital Ordem Terceira (rua Gaspar Viana, 572, bairro da Campina). Após as Missas, haverá venda de comidas e artigos de arte sacra produzidos pelos monges.
- 8 de julho: 19h - Missa presidida pelo cônego Ronaldo Menezes
- 9 de julho: 19h - Missa presidida pelo cônego Roberto Cavalli
- 10 de julho: 19h - Missa presidida por Dom Júlio Endi Akamine
- 11 de julho: 10h - Missa presidida por Dom Alberto Taveira | 19h - Missa presidida por Dom Abade Matias
*Laura Serejo (estagiária de jornalismo, sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA