Dia do Cirurgião-dentista reforça a importância da saúde bucal
Cuidados devem ser priorizados desde os primeiros meses de vida até a terceira idade

Nesta segunda-feira, 25, foi comemorado o Dia do Cirurgião-dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. A data homenageia os profissionais que são essenciais para a saúde integral, pois a saúde bucal pode impactar desde a autoestima e bem-estar, em funções como mastigação e fala, até na prevenção de doenças doenças graves, que podem evoluir para doenças cardíacas, por exemplo.
O cuidado com a saúde bucal está presente em todos os estágios da vida: desde os primeiros meses, quando surgem os dentes do bebê, até a velhice. Por isso, a atenção precisa ser constante. Além de uma rotina em casa, com escovação adequada e uso do fio dental, a ida regular ao dentista garante que problemas como cáries e inflamações na gengiva, por exemplo, sejam evitadas.
O cirurgião-dentista Fabrício Lima, diretor científico da Uniodonto Belém, avalia que nos últimos anos o estado do Pará tem crescido na qualidade do atendimento odontológico. “Percebo que, principalmente no interior do estado, o crescimento de consultórios e ações de prevenção a saúde bucal vem crescendo. Isso é algo muito positivo”, destaca.
Em Belém, a Uniodonto representa o maior plano de saúde dentário e segue este crescimento, por meio de modernizações para melhor atender o paciente. “Acompanho de perto a modernização da Uniodonto, a empresa tem estimulado os colegas dentistas a migrarem para o prontuário eletrônico e trabalharem com a scanner digital, que impede que o paciente precise fazer a moldagem da dentição para os procedimentos, por exemplo”, destaca o diretor.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA