Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

TCE-PA abre inscrições para a sétima edição do “Conversando com o Controle Interno”

Evento terá programação dedicada às melhores práticas de gestão e transparência no trato dos recursos públicos

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do programa “Conversando com o Controle Interno” no interior paraense, evento a ser realizado de forma presencial nos dias 4 e 5 de agosto pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). A nova edição do programa ocorrerá no Carajás Centro de Convenções, em Marabá, e tem como público alvo agentes públicos dos munícipios localizados no sul e sudeste paraense.

O programa “Conversando com o Controle Interno” tem como objetivo melhor preparar servidores responsáveis pelo controle interno dos órgãos jurisdicionados do TCE-PA.

VEJA MAIS

TCE-PA completa 75 anos e comemora avanços
Com investimentos em digitalização, regionalização e divulgação do controle externo, TCE-PA amplia atendimento à sociedade

Portal do TCE-PA tem novo endereço
Padronização dos sites dos tribunais de contas ocorre em todo o Brasil e traz mais autonomia às instituições

Coordenado pela Corregedoria do TCE, atualmente sob a responsabilidade do Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro, o programa “Conversando com o Controle Interno” visa ainda à aproximação entre o controle externo, exercido pelo TCE-PA, e os controles internos dos órgãos jurisdicionados, com ações de aperfeiçoamento dos processos de trabalhos, conceitos, às normas, jurisprudências e procedimentos pertinentes a esses controles.

A palestra magna, prevista às 9h30, será ministrada pelo conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Sebastião Helvécio, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), vinculado ao Tribunal de Contas da União (TCU), que abordará o tema da “Governança Pública: Desafios e Oportunidades”.

Na sequência, o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Patrick Bezerra Mesquita, discutirá o tema “Responsabilidade Fiscal como Garantidora de Direitos”.

A última palestra do período da manhã será às 11h sobre “Os Tribunais de Contas e o seu Papel Constitucional”, a ser conduzida pelo procurador do TCE-PA, Elias Chamma.

No período da tarde, às 14h, ocorrerá o painel temático “Convênios e Contratos na Administração Pública e o Controle Interno”. A primeira palestra do painel terá como expositor o secretário de Representação do TCE-PA em Santarém, Antônio Carlos Ferreira Júnior, que apresentará o “Controle da Gestão de Convênios”. A segunda palestra será conduzida pelo secretário de representação do TCE-PA em Marabá, Rafael Larêdo, que abordará a “Fiscalização de Contratos e Convênios: a atuação do fiscal e do Controle Interno”.

Às 15h20, o segundo painel temático da tarde apresentará como tema a “Prestação de Contas de Gestão”. A primeira exposição abordará o “Guia Prático da Prestação de Contas Eletrônica”, pelo auditor do TCE-PA Raphael Borges. Em seguida, será a vez da diretora da Corregedoria do TCE-PA, Andréa Cavalcante, expor a respeito das “Boas práticas de Controle Interno”.

A programação prossegue às 16h40 com o painel “Fiscalização, Controle e o Terceiro Setor”, que apresentará a palestra “O Terceiro Setor e as leis de incentivos: da captação à prestação de contas”, por Fabiano Almeida de Oliveira, presidente da Comissão Estadual de Estudos e Técnicas sobre Cooperativismo do CRC-PA.

Logo após, ocorrerá a palestra da promotora titular da 8ª Promotoria de Justiça Cível de Marabá, Josélia Leontina de Barros Lopes, que abordará “As organizações sociais, as parcerias com a Administração Pública e o controle exercido pelo Ministério Público”.

No segundo dia do “Conversando com o Controle Interno” em Marabá, às 9h, os inscritos poderão assistir ao painel temático “Planejamento e Execução da Despesa Pública e o Controle Interno”, cuja primeira palestra será proferida pelos conselheiros substitutos do TCE-PA Julival Rocha e Daniel Mello. Eles discorrerão acerca da “Nova Lei de Licitações e o controle das contratações públicas”.

Posteriormente, a plateia saberá mais a respeito do “Controle da gestão orçamentária e financeira”, tema da palestra a ser concedida pela conselheira substituta do TCMPA Márcia Costa. A última apresentação do dia será às 11h com a vice-presidente da OAB Marabá, Jessica Abreu, sobre a LGPD no Setor Público”. Clique aqui para realizar as inscrições.

TCE PA
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!